Apple anuncia o novo iPad Air M3 e renova o iPad de 10,9 polegadas

- Publicidade -

Os novos Apple iPad Air M3 e iPad de 10,9 polegadas já estão em pré-venda e as primeiras unidades são entregues aos clientes a partir de 12 de março.

A Apple não se colocou à parte do Mobile World Congress 2025, a decorrer em Barcelona, Espanha, e anunciou o novo iPad Air M3 e um novo iPad de 10,9 polegadas de décima primeira geração. Para estes novos equipamentos, a Apple equipou-os com versões mais atualizadas dos chips usados nos modelos anteriores. Temos, assim, o Apple Silicon M3 para o iPad Air e o A16 Bionic para o iPad de 10,9 polegadas, uma decisão que poderá indicar que o tablet de entrada da Apple não será capaz de suportar o Apple Intelligence, mas, ao mesmo tempo, oferece à empresa a capacidade de reduzir significativamente os seus preços.

Os novos tablets mantêm o design (e o preço) dos modelos anteriores com chip M2, anunciados há menos de um ano, e ganham todo o potencial do chip Apple Silicon M3 e de um novo Magic Keyboard dedicado.

De acordo com Bob Borchers, vice-presidente de Marketing Mundial de Produtos da Apple: “O iPad Air é especialmente bem recebido pela sua combinação incomparável de desempenho, portabilidade e compatibilidade com acessórios avançados, tudo a um preço acessível. Perfeito para todos, desde estudantes universitários que fazem anotações com o Apple Pencil Pro até criadores e viajantes que precisam de fazer o seu trabalho onde quer que estejam, o iPad Air com M3, Apple Intelligence e o novo Magic Keyboard levam a versatilidade e a acessibilidade ao próximo nível.”

A Apple escolheu o caminho da continuidade em termos de design e dimensões (11 e 13 polegadas), atualizando exclusivamente o interior do iPad Air e, como já antecipado, o chip Apple Silicon M3 (na versão com CPU de 8 núcleos, GPU de 9 núcleos e 8GB de memória unificada). Esse chip não melhora significativamente o desempenho encontrado nos iPad Air da geração anterior, mas oferece melhorias em relação aos iPad Air mais antigos que eram equipados com o “antigo” M1. No geral, o iPad Air M3 é 35% mais rápido do lado do CPU, 40% mais rápido no lado do GPU, quatro vezes mais rápido em operações de renderização e 60% mais rápido em fluxos de trabalho baseados em IA, quando comparado ao modelo com M1.

Assim, o iPad Air M3 conta com suporte total para o Apple Intelligence e todos os recursos, tanto os já implementados como os que serão lançados em breve, presentes no pacote de inteligência artificial da Apple que estreou com a primeira atualização intermédia do iPadOS 18.

iPad Air M3 com o novo magic keyboard
iPad Air M3 com o novo Magic Keyboard

Para além do iPad Air M3, a Apple aproveitou para anunciar a atualização do iPad de entrada, ou seja, o iPad de 10,9 polegadas, que chega à décima primeira geração. A Apple manteve uma abordagem conservadora e, sem surpresa, mantém o mesmo design da geração anterior (lançado em outubro de 2022), com este modelo a ser equipado com um chip mais atualizado, mas que, no entanto, não traz consigo compatibilidade com o Apple Intelligence.

Novo Apple iPad de 10,9 polegadas
Novo Apple iPad de 10,9 polegadas

O chip em questão é o Apple A16 Bionic (chip que equipa o iPhone 14 Pro e o iPhone 15 “base”) e substitui o A14 Bionic presente no modelo de 11ª geração. Para além da melhoria geral de desempenho possibilitada pelo chip atualizado, o novo iPad de décima primeira geração diz adeus à opção de memória de 64GB: agora começa com a opção de 128GB e, além desta e da opção de 256GB, a Apple também adicionou a opção de 512GB. O sistema operativo é, novamente, a versão mais recente do iPadOS.

Os novos dispositivos da Apple já se encontram em pré-venda, com lançamento oficial marcado para o dia 12 de março.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados