Apple adia a chegada de novas funcionalidades e serviços devido à regulamentação Europeia

- Publicidade -

Um conflito com regras europeias levaram a Apple a adiar lançamentos de algumas novidades na União Europeia. A empresa alega riscos para segurança e privacidade dos utilizadores.

Alguns dos novos softwares anunciados recentemente pela Apple não chegarão ao mercado europeu nos prazos inicialmente previstos. De acordo com o Wall Street Journal, o motivo do adiamento está relacionado com o crescente atrito entre a empresa e os reguladores europeus, no contexto da aplicação dos regulamentos DMA (Digital Markets Act) e DSA (Digital Services Act).

Durante um workshop realizado em Bruxelas, que contou com a presença de programadores e autoridades da União Europeia, Kyle Andeer, vice-presidente jurídico da Apple, afirmou que “Já tivemos de tomar a decisão de adiar o lançamento de produtos e funcionalidades anunciadas este mês para os nossos clientes na UE.” De acordo com Andeer, a imposição de mudanças para cumprir as novas exigências regulatórias coloca em risco a segurança, a privacidade e a proteção dos utilizadores, sobretudo se a Apple for forçada a abrir partes do seu ecossistema a terceiros.

Um responsável europeu presente na reunião confirmou que existem divergências significativas entre a Apple e os reguladores sobre o alcance real do DMA e os potenciais riscos de segurança associados à abertura do iOS a lojas de aplicações e motores de pagamento alternativos.

Este episódio insere-se numa disputa prolongada entre a Apple e a União Europeia, desde a entrada em vigor dos dois atos legislativos. A empresa norte-americana tem manifestado repetidamente preocupações sobre o impacto destas normas, que, no seu entender, não só complicam o desenvolvimento e lançamento de produtos, como aumentam a exposição dos utilizadores a ameaças externas. Para a Comissão Europeia, no entanto, o objetivo é de garantir uma maior concorrência e mais opções para os consumidores, limitando o controlo das grandes plataformas sobre os mercados digitais. Enquanto o impasse persiste, os consumidores europeus poderão ter de esperar mais tempo para aceder a algumas das novas funcionalidades prometidas pela Apple. Este novo episódio é apenas mais uma peça num conflito crescente entre tecnologia global e regulação local.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados