A nova atualização da aplicação Xbox para Windows permite juntar o catálogo do Game Pass com outros clientes, adicionando ainda integração com apps externas e histórico de jogo partilhado entre dispositivos.
A aplicação Xbox para Windows recebeu uma atualização que passa a concentrar numa só biblioteca os todos os jogos instalados a partir das mais importantes lojas e plataformas de PC. Para além dos títulos associados ao Game Pass e à própria Xbox, passam também a ser listados automaticamente os jogos provenientes de plataformas como a Battle.net, EA Play, Ubisoft Connect, Steam, Epic Games Store, GOG, entre outras que tenham suporte ativo.
Sempre que um jogo é instalado através de uma loja compatível, este surge de imediato na biblioteca da app da Xbox e na lista de jogos mais recentes, permitindo regressar rapidamente à última sessão. No fundo, uma extensão daquilo que a Game Bar já oferecia, com atalhos para os vários jogos, acessível pelo atalho Win + G ou pelo botão da Xbox nos seus comandos. Na aplicação, a organização é automática, mas os utilizadores podem gerir que lojas querem ou não ver representadas, através de um menu de definições que inclui a opção de desativar cada cliente individualmente.
Outra novidade é o separador My Apps, que reune num único espaço clientes externos e aplicações de terceiros. Essa secção foi criada para evitar a constante troca entre diferentes programas ou o ambiente de trabalho, oferecendo um acesso centralizado a jogos e serviços associados.
A atualização prepara ainda a chegada de outra funcionalidade, que ficará disponível até ao final de setembro, a sincronização do histórico de jogo e dos títulos jogáveis via cloud. Quando for ativada, permitirá continuar sessões recentes em consola, PC ou dispositivos portáteis, através de uma lista dedicada, visível no ecrã inicial. E um filtro adicional permitirá identificar apenas os títulos jogáveis na cloud, simplificando a seleção.
Estas alterações fazem parte de uma remodelação completa da aplicação da Xbox, com base no feedback da comunidade, mas também para acomodar o ambiente da aplicação para a futura versão do Windows simplificada para jogos, que chegará com o lançamento das ROG Xbox Ally, em outubro