O Android System SafetyCore está a deixar os utilizadores do Google Mensagens preocupados

- Publicidade -

O Android System SafetyCore é, no entanto, uma aplicação fidedigna da Google.

A aplicação Android System SafetyCore causou recentemente alguma confusão entre os utilizadores do Google Mensagens, que se questionaram se haviam apanhado vírus ou malware indesejado nos seus dispositivos. Na verdade, esta aplicação é uma componente legítima da Google, mas, como a maioria dos utilizadores não sabia, gerou dúvidas e preocupações.

Na verdade, o Android System SafetyCore é uma ferramenta de segurança implementada inicialmente na aplicação Google Mensagens, anunciada no ano passado. O seu principal objetivo é proteger os utilizadores mais jovens de imagens indesejadas (como por exemplo nudez), já que lhes fornece mais controlo sobre o envio e a visualização de fotos. Uma funcionalidade semelhante à já existente para iPhone. Uma vez ativa, a funcionalidade é capaz de identificar e filtrar imagens com conteúdo sensível, desfocando automaticamente antes de serem visualizadas, sendo que os utilizadores contam ainda ainda com uma opção de visualizar a imagem de forma explícita. O mesmo aplica-se caso alguém tente enviar, ou encaminhar, uma imagem com possível nudez — as imagens serão verificadas, mas isso ocorre de forma local, no dispositivo, sem que os dados saiam dele.

Embora o recurso seja positivo, surgiu alguma confusão por parte dos utilizadores, uma vez que a Google ainda não divulgou exatamente o porquê desses alertas aparecerem na sua aplicação de Mensagens. Para além disso, a empresa não foi muito transparente ao anunciar a funcionalidade, fazendo apenas uma breve menção numa publicação no seu blog, sem comunicar diretamente aos utilizadores, o que acabou por gerar alguma incerteza. Outro aspeto importante é que a verificação do conteúdo sensível é feita totalmente no dispositivo. No entanto, a Google não mencionou explicitamente que o SafetyCore não está integrado diretamente no Google Mensagens, mas que é fornecido através de uma aplicação separada.

Para além disso, este recurso não é restrito a fotos, já que, no futuro, deverá incluir controlos para desativar mensagens de remetentes desconhecidos, especialmente internacionais, ou alertar sobre links potencialmente perigosos.

Os programadores do sistema operativo GrapheneOS também fizeram uma observação importante recentemente, esclarecendo que o SafetyCore não faz análise de conteúdo do lado do cliente. O seu principal objetivo é fornecer modelos de aprendizagem de máquina no dispositivo, que podem ser utilizados por outras aplicações para classificar conteúdo como spam, fraude ou malware. Os engenheiros ressaltaram que o propósito não é tentar detetar conteúdo ilegal e denunciá-lo a um serviço, pois isso violaria a privacidade dos utilizadores e poderia gerar falsos positivos.

Infelizmente, devido à falta de uma comunicação clara, esta confusão por parte dos utilizadores está-se a verificar com uma avalanche de avaliações negativas na PlayStore. Quem não quiser utilizar o SafetyCore pode desinstalá-lo, e para isso apenas precisam de aceder à Play Store ou ir às Definições do smartphone, para o desinstalar manualmente. No entanto, e para já, é recomendado que não o façam.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados