Beta do Android Auto 15 chega recheado de novidades

- Publicidade -

O Android Auto 15 está atualmente disponível em versão beta e a versão estável deverá ser lançada pela Google até ao final do mês.

A Google lançou a beta do Android Auto 15, ignorando por completo a versão 14.9. Esta nova versão, chega com um conjunto de mudanças que prometem tornar a condução mais intuitiva, segura e visualmente apelativa. E o lançamento da versão final (estável) deverá acontecer até ao final do mês.

A alteração mais evidente é a adoção do tema Material 3, a linguagem visual que a Google tem vindo a expandir por todo o ecossistema Android. Assim que o smartphone é ligado ao veículo, a interface adapta-se automaticamente às cores e ao estilo do telemóvel, criando um ambiente gráfico uniforme. Este novo visual aposta em paletas de cores extraídas do papel de parede do dispositivo, elementos arredondados e uma maior consistência na apresentação. O resultado é uma interface mais moderna, clara e profissional, visível desde a barra de ferramentas até ao painel de notificações.

Android auto 15 2
Novas Cores do Android Auto 15 (Fonte: AndroidSage)

A Google prepara também o Material 3 Expressive, uma evolução com mais opções cromáticas e contrastes, que deverá chegar a todas as plataformas Android, incluindo o Android Auto e o Wear OS. O código-base para esta funcionalidade já se encontra integrado, o que antecipa uma implementação breve.

Entre as alterações visuais, o Google Maps surge no Android Auto 15 com uma barra de pesquisa redesenhada, dividida em dois elementos: uma barra de pesquisa mais ampla e visível; e um ícone em forma de pasta que permite aceder rapidamente às localizações de casa e do trabalho. E para além dessa melhoria estética, há algumas alterações que simplificam a navegação em tempo real e reduzem o tempo para iniciar percursos habituais. A nova barra também responde melhor a pesquisas mais longas, apresentando resultados mais claros e fáceis de interagir, com integração reforçada de dados de trânsito em tempo real e sugestões de rotas alternativas baseadas nos hábitos do condutor.

A experiência visual do ambiente e menus foi igualmente trabalhada. O primeiro arranque do Android Auto 15 apresenta uma animação com efeito de zoom, que se estende a outras aplicações compatíveis. Os ícones receberam um tratamento tridimensional subtil, com contornos que lhes conferem profundidade, um afastamento da abordagem mais plana das versões anteriores e uma aproximação ao polimento visual de plataformas como o iOS.

Android Auto 15
Novas ícones do Android Auto 15 (Fonte: AndroidSage)

O antigo Google Assistant passa a chamar-se Assistente Digital, sinalizando uma estratégia de marca mais abrangente e possivelmente menos centrada no nome Google. Apesar desta mudança, o Gemini ainda não está presente, mas a marca confirma que chegará antes do final do ano.

O Android Auto 15 também amplia as opções de entretenimento, através de aplicações de terceiros, como o NewPipe, um cliente open-source do YouTube, é agora possível reproduzir vídeos apenas em modo áudio, permitindo ouvir música, entrevistas ou podcasts sem necessidade de manter o ecrã ativo.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados