O novo Modo de Proteção Avançada do Android 16 vai contar com um sistema de deteção de intrusões.
À medida que o desenvolvimento do Android 16 avança, surgem novos detalhes sobre funcionalidades em fase de testes. Uma das mais recentes descobertas, identificada numa análise ao APK dos Google Play Services (versão 25.18.31), revela que a Google está a trabalhar num sistema de deteção de intrusões, denominado por Intrusion Detection.
Este sistema visa permitir que os utilizadores monitorizem atividades suspeitas nos seus dispositivos, e para tal, o sistema regista uma variedade de eventos num registo encriptado, incluindo:
- Ligações USB
- Informações de rede, como histórico de navegação
- Instalação de aplicações
- Ligações Bluetooth
- Informações do ecrã de bloqueio
- Atividade de Wi-Fi
A proteção dos dados é uma prioridade central deste novo recurso. Os registos recolhidos são armazenados de forma encriptada de ponta a ponta numa área privada no Google Drive. O acesso a esses dados fica restrito, sendo necessário autenticar-se com a password da Conta Google e desbloquear o dispositivo. Este nível de segurança é essencial, dado que os dados registados são altamente sensíveis.
O Intrusion Detection parece fazer parte do Modo de Proteção Avançada, uma funcionalidade também prevista para chegar com o Android 16. No entanto, ainda não está claro se este recurso será disponibilizado na versão final do sistema operativo.