O Android 15 confirma que continuam os problemas de fragmentação do sistema Android

- Publicidade -

Em conjunto, os Android 15, 14 e 13 não conseguem ter 50% de quota de mercado.

O Android 15 já está disponível na sua versão final há vários meses, mas só está instalado em 4,5% dos dispositivos Android atualmente no mercado. É pouco, muito pouco mesmo. No entanto, marcas populares como a Samsung poderão conseguir aumentar a sua taxa de adoção.

A versão final do Android 15 foi lançada em setembro, primeiro com o AOSP (Android Open Source Project), e depois a atualização chegou para os dispositivos Google Pixel em Outubro, seguindo-se alguns modelos da OnePlus, Nothing e outras fabricantes. Há uma ausência notória nesta lista: a Samsung. Enquanto os Galaxy S25 têm o One UI 7 (baseado no Android 15) desde o início do ano, outros equipamentos Samsung Galaxy só começaram a receber a atualização este mês. E, mais uma vez, trata-se de uma implementação gradual.

Entretanto, dados do Android Studio, o kit de desenvolvimento da Google, revelam que a quota de mercado dessa versão do Android é de apenas 4,5%. Eis os detalhes de cada versão:

  • Android 15: 4,5%
  • Android 14: 27,4%
  • Android 13: 16,8%
  • Android 12: 12,8%
  • Android 11: 15,9%
  • Android 10: 10,2%
  • Android 9 (Pie): 5,8%
  • Android 8.1 (Oreo): 3%
  • Android 8 (Oreo): 1%
  • Android 7.1 (Nougat): 0,6%
  • Android 7 (Nougat): 0,6%
  • Android 6 (Marshmallow): 0,7%
  • Android 5.1 (Lollipop): 0,5%
  • Android 5 (Lollipop): 0,1%
  • Android 4.4 (KitKat): 0,1%

Como se pode ver, mesmo as versões lançadas nos últimos três anos (versões 13, 14 e 15) não atingem, em conjunto, os 50% de quota de mercado. Neste caso, somam apenas 48,7%. Isto demonstra que muitos utilizadores ainda usam versões antigas do sistema operativo e é possível que alguns desses dispositivos já não recebam atualizações de segurança.

E quanto ao Android 16? Várias versões beta já foram disponibilizadas e a versão final deverá ser lançada já em junho.

Joel Pinto
Joel Pinto
Joel Pinto é profissional de TI há mais de 25 anos, amante de tecnologia e grande fã de entretenimento. Tem como hobbie os desportos ao ar livre e tem na sua família a maior paixão.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados