Em conjunto, os Android 15, 14 e 13 não conseguem ter 50% de quota de mercado.
O Android 15 já está disponível na sua versão final há vários meses, mas só está instalado em 4,5% dos dispositivos Android atualmente no mercado. É pouco, muito pouco mesmo. No entanto, marcas populares como a Samsung poderão conseguir aumentar a sua taxa de adoção.
A versão final do Android 15 foi lançada em setembro, primeiro com o AOSP (Android Open Source Project), e depois a atualização chegou para os dispositivos Google Pixel em Outubro, seguindo-se alguns modelos da OnePlus, Nothing e outras fabricantes. Há uma ausência notória nesta lista: a Samsung. Enquanto os Galaxy S25 têm o One UI 7 (baseado no Android 15) desde o início do ano, outros equipamentos Samsung Galaxy só começaram a receber a atualização este mês. E, mais uma vez, trata-se de uma implementação gradual.
Entretanto, dados do Android Studio, o kit de desenvolvimento da Google, revelam que a quota de mercado dessa versão do Android é de apenas 4,5%. Eis os detalhes de cada versão:
- Android 15: 4,5%
- Android 14: 27,4%
- Android 13: 16,8%
- Android 12: 12,8%
- Android 11: 15,9%
- Android 10: 10,2%
- Android 9 (Pie): 5,8%
- Android 8.1 (Oreo): 3%
- Android 8 (Oreo): 1%
- Android 7.1 (Nougat): 0,6%
- Android 7 (Nougat): 0,6%
- Android 6 (Marshmallow): 0,7%
- Android 5.1 (Lollipop): 0,5%
- Android 5 (Lollipop): 0,1%
- Android 4.4 (KitKat): 0,1%
Como se pode ver, mesmo as versões lançadas nos últimos três anos (versões 13, 14 e 15) não atingem, em conjunto, os 50% de quota de mercado. Neste caso, somam apenas 48,7%. Isto demonstra que muitos utilizadores ainda usam versões antigas do sistema operativo e é possível que alguns desses dispositivos já não recebam atualizações de segurança.
E quanto ao Android 16? Várias versões beta já foram disponibilizadas e a versão final deverá ser lançada já em junho.