Android 15 vai chegar com novidades nos Widgets

- Publicidade -

Google dá mais importância aos Widgets do Android 15.

Atualmente, com o Android 14, quando o utilizador força o encerramento de uma aplicação, esse encerramento não força o encerramento do seu respetivo Widget, mas isso vai mudar com o Android 15. Assim, com a próxima versão do sistema operativo móvel da Google, sempre que forçarem o encerramento de uma aplicação, forçosamente irão encerrar o seu respetivo Widget.

Pode não parecer uma grande novidade, mas na verdade pode ser. Com isto, a Google está a tentar resolver um problema que afeta milhões de utilizadores do Android. Tal como está, um possível problema numa aplicação, que possa estar a ser causado pelo Widget, fica sem solução, já que irão forçosamente encerrar a aplicação em si, e nem se lembrarão de encerrar o respetivo Widget, que até pode ser a verdadeira fonte do problema.

Essencialmente, o Android 15 vai desativar temporariamente todos os widgets da aplicação que for parada à força. Mas aqui fica o que diz na página dos programadores do sistema operativo:

Observação: as aplicações usam intenções pendentes para atualizar widgets de aplicações. Se uma aplicação entrar no estado parado, todas essas intenções pendentes serão canceladas e o sistema desativará os widgets da aplicação. Os widgets ficam esmaecidos e o utilizador não pode interagir com eles. O sistema reativa os widgets na próxima vez que o utilizador iniciar a aplicação.

Portanto, até que a app seja reaberta do zero, os widgets relacionados a ele não funcionarão e o utilizador não poderá interagir com ele. Lembramos que a versão Beta 2 do Android 15 simplificou a forma de adicioná-los ao ecrã inicial: na verdade, basta um toque no botão adicionar, ou seja, deixa de ser necessário arrastá-lo para a página inicial.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados