Android 15 vai fazer com que não necessitem de um computador

- Publicidade -

Alguns sinais de que a Google começa a dar importância ao modo desktop.

Para quem não sabe, desde o Android 10 que o sistema operativo móvel da Google conta com um modo desktop. No entanto, o mesmo é muito simplista e rudimentar, que faz dele uma ferramenta útil para programadores, já que serve de ambiente de teste, mas decididamente pouco atraente para o resto dos utilizadores.

Porém, parece que a Google decidiu melhorar significativamente o mesmo, e o Android 15 pode representar essa grande mudança. Ao investigar o código do recém-lançado Android 14 QPR3 Beta 2.1, o pessoal do AndroidAuthority descobriu, e ativou, as novas funcionalidades que dizem respeito especificamente ao modo desktop.

Especificamente, os novos recursos dizem respeito à gestão de janelas de ecrã após ligar o smartphone a um monitor externo e ativar o modo desktop. Por outro lado, a vantagem de trabalhar num monitor está na possibilidade de utilizar uma superfície maior para trazer mais conteúdo para o ecrã ao mesmo tempo.

Depois de as alterações terem sido ativas, ao abrir uma aplicação poderão notar uma barra na parte superior. Tocar na mesma revela o nome da aplicação e, acima de tudo, um menu central com três opções: Full Screen, ecrã dividido e modo livre.

Particularmente interessante é a última opção, que permite obter uma janela flutuante para redimensionar e mover como desejarem. Além disso, para simplificar, é possível arrastar as janelas para a borda esquerda ou direita do ecrã para “encaixá-las” na metade e dividir rapidamente o espaço de trabalho, um pouco como acontece no Windows. O Windows neste modo mantém uma barra superior que, por conveniência, indica o nome da aplicação e inclui dois ícones: um para alternar para o modo Full Screen e outro para fechar a aplicação.

Se uma aplicação estiver em Full Screen, não é necessariamente necessário selecionar o ícone certo no menu superior para alterná-lo para o modo livre, mas apenas começar a arrastá-lo da barra superior.

Android 15 vai chegar com modo desktop muito melhorado

Claro que isto ainda é pouco para podermos falar de um modo desktop completo e verdadeiramente utilizável a ponto de substituir completamente o computador, mas estes são certamente sinais positivos, que indicam como a Google começou a dar importância ao mesmo.

Por enquanto estamos a falar de novas funcionalidades ainda escondidas no código: provavelmente quando a Google decidir falar sobre isso o trabalho será decididamente mais refinado. E a apresentação do Android 15 poderá ser a oportunidade certa. Por outro lado, o Samsung DeX já mostra há algum tempo como é possível obter uma experiência de desktop rica e refinada a partir do Android. O caminho percorrido pela Google provavelmente ainda é bastante longo, mas parece ser o caminho certo.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados