Mas de momento ainda não é conhecida a data de disponibilidade da versão estável do novo sistema operativo.
Quando a Google anunciou a data para o lançamentos dos equipamentos da série Pixel 9, era esperado que o Android 15 viesse de arrasto, já que isso era algo que acontecia há muitas gerações. No entanto, a gigante das pesquisas trocou-nos as voltas e, apesar de já ter anunciado os seus novos smartphones há mais de um mês, o certo é que a nova versão do sistema operativo ainda não viu a luz do dia.
A verdade é que o Android 15 está atrasado, e apenas deverá ser lançado no próximo mês de outubro, mas ainda sem uma data anunciada para esse acontecimento. Se muitos dos seus recursos já são amplamente conhecidos, outros ainda estão a ser descobertos. E o mais recente desses recursos a serem descobertos está relacionado com a saúde.
A nova descoberta foi feita pelo nosso bem conhecido assembleebug, que identificou algumas evidências relacionadas a possíveis mudanças no Health Connect, que é a aplicação desenvolvida pela Google, apresentada no Google I/O 2022, que tem como objetivo sincronizar dados de várias aplicações dedicadas ao fitness. Contudo, a novidade de hoje não se refere à aplicação em si, mas sim ao módulo Health Connect do Android 15, circunstância que pode significar que, uma vez disponível, apenas smartphones com a versão mais recente do sistema operativo poderão beneficiar do mesmo.
Nos smartphones Pixel é possível aceder às configurações do Health Connect seguindo o caminho Definições -> Segurança e privacidade -> Privacidade -> Saúde Connect, enquanto que em dispositivos compatíveis mais antigos equipados com versões anteriores do Android (a partir do Android 13) está disponível como uma aplicação para download na Google Play Store.
Como podem ver nas imagens abaixo, parece que a próxima versão do sistema operativo móvel que alimenta os nossos smartphones poderá introduzir uma nova funcionalidade de backup e restauro para o serviço em questão. Segundo algumas sequências de código identificadas, parece que os utilizadores poderão fazer backup dos seus dados do Health Connect diariamente, semanalmente ou mensalmente, ao mesmo tempo que poderão escolher o seu fornecedor de armazenamento em nuvem preferido para armazenar os dados de backup.
Health Connect com novidades no Android 15
Pelo que surgiu até agora não parece que haverá uma opção para guardar dados localmente no dispositivo. Outros trechos de código identificados sugerem que, ao selecionar um ficheiro de backup do armazenamento local, o utilizador receberá um erro e será solicitado que escolha uma aplicação na nuvem da qual possa restaurar dados. Todos os dados serão criptografados e protegidos por password, embora de momento não esteja claro se será utilizada a password da conta Google ou a password do dispositivo.
Embora não existam informações precisas sobre o assunto, é razoável supor que a inovação em questão poderá estrear-se já com a primeira versão estável do Android 15. Mas teremos de esperar para ver.