- Publicidade -

O Samsung Galaxy S24 FE é novo elemento da família Galaxy S24 e não desilude.

Já é habito para a Samsung lançar todos os anos um FE (Fan Edition), edição mais económica dos seus dispositivos Galaxy S topo de gama anunciados, também eles, no inicio de cada ano. Sem surpresas, 2024 não foi diferente e depois de recebermos série Galaxy S24 no inicio do ano, a tecnológica voltou a anunciar o Samsung Galaxy S24 FE no final do passado mês de setembro.

O conceito é quase sempre o mesmo, uma vez que a marca adota todo o design, e as funcionalidades, dos seus antecessores, ao mesmo tempo que faz algumas concessões nas suas especificações. A fórmula até agora tem-se revelado convincente, com um Galaxy S23 FE que foi capaz de acompanhar os modelos topo de gama da geração anterior. A Samsung parece apostar novamente no seu modelo Fan Edition este ano, com um lançamento antecipado que talvez permita ao smartphone aparecer debaixo de muitas árvore de Natal.

Sem grande surpresa, no Samsung Galaxy S24 FE temos um equipamento com o design do Galaxy S24, com parte traseira de vidro, laterais planas em alumínio e um belo ecrã AMOLED. Estão disponíveis quatro novas cores (Grafite, Azul, Verde Água e Amarelo), mas a ligação com o resto da gama é indiscutível.

Na frente temos um grande painel Dynamix AMOLED 2X com a resolução FullHD+ e com 6,7 polegadas. Este é o primeiro ponto em que o Galaxy S24 FE discute a sua posição com os modelos topo de gama, já que agora conta com o mesmo tamanho de ecrã do Galaxy S24+, enquanto o S24 clássico conta com “apenas” 6,2 polegadas. Há também revestimento Gorilla Glass Victus+, taxa de atualização variável de até 120Hz, brilho máximo de 1900 nits e certificação HDR10+. Também digno de nota, são as suas laterais que foram levemente refinadas, o que é sempre agradável.

Mais uma vez, o Samsung Galaxy S24 FE faz precisamente aquilo que esperamos dele. Não há verdadeiras surpresas no seu design, mas, pessoalmente, penso que não seja um problema, dado que os seus antecessores têm tido muito sucesso.

Samsung Galaxy S24 FE
Samsung Galaxy S24 FE

Um dos principais pontos de venda deste Samsung Galaxy S24 FE é o de oferecer a experiência de uma linha Premium a um preço mais acessível. Há certas concessões que são logicamente esperadas, mas devo admitir que a ficha técnica do Galaxy S24 FE não tem nada com que se envergonhar em comparação a dos seus antecessores. O dispositivo mantém-se fiel aos princípios da marca, sendo o mais recente smartphone da Samsung que não vem com processador da Qualcomm ou da MediaTek, mas sim com um Exynos, e desta vez com a versão 2400e. O resto da linha ofereceu um 2400 clássico, já o sufixo “e”, simplesmente denota uma frequência de relógio do CPU ligeiramente mais baixa. Segundo a fabricante coreana, este novo chipset permite 70% mais desempenho de CPU, 103% mais desempenho de GPU e 111% mais desempenho de NPU em comparação com aquele que equipa o Galaxy S23 FE. A isto, devemos adicionar 8 GB de RAM, e 128 ou 256 GB de armazenamento interno, dependendo da configuração escolhida.

No uso diário, o desempenho é inegavelmente muito bom. O Galaxy S24 FE não é tão eficiente como o Galaxy S24 Ultra. Mas dificilmente podemos culpá-lo, pois a experiência continua muito satisfatória. Para tarefas clássicas (navegação na web, navegação em redes sociais, mensagens, etc.), é impecável. Para jogos, todos os títulos que experimentamos foram executados de forma tranquila e sem qualquer problema.

Em termos de autonomia, podemos contar com uma bateria de 4700mAh com carregamento rápido com fio de 25W e carregamento sem fio de 10W. Está longe de ser maravilhoso, mas também está longe de ser mau. O Galaxy S24 FE oferece precisamente aquilo que se espera dele, que é uma autonomia decente, suficiente para durar o dia inteiro, e carregamento rápido que permite ir de 0 a 100% em pouco mais de uma hora.

S24 FE 11
Samsung Galaxy S24 FE

A Samsung mais uma vez fez um ótimo trabalho na parte fotográfica. A fabricante coreana reproduz a sua oferta encontrada nos Galaxy S24 e S24+, com três sensores na parte traseira. Encontramos, assim, uma câmara principal com sensor de 50MP, que é uma lente grande angular com abertura de f/1.8, que é igual ao resto da linha S24. Em seguida, temos um sensor ultra grande angular com sensor de 12MP com abertura f/2.2, e uma lente teleobjetiva com zoom óptico de 3x de 8MP. Ou seja, apenas a lente telefoto recebeu um downgrade este ano. Em vez de se alinhar com o resto da gama, assume as características do Galaxy S23 FE. O suficiente para garantir um zoom decente, mas não memorável.

Na frente, o smartphone oferece um módulo de 10MP com abertura f/2.4 que permite tirar fotos perfeitamente decentes, embora também sejam um pouco tímidas à noite ou em ambientes fechados. Novamente, esta é a mesma configuração que é oferecida com o S23 FE. E assim como os seus antecessores, o Galaxy S24 FE oferece um suporte muito bom para ambientes externos, mesmo em condições de pouca luz. Tantas qualidades que costumamos reservar para modelos topo de gama e que são um prazer ver neste smartphone. No dia a dia isso será mais que suficiente, desde que não dê muita ênfase ao modo noturno, que rapidamente atinge os seus limites.

S24 FE 14
Samsung Galaxy S24 FE

E a grande novidade deste Samsung Galaxy S24 FE é, sem sombra de dúvida, a experiência oferecida pelo Galaxy AI, que é a mesma que temos em todos os smartphones topo de gama da empresa sul-coreana. O dispositivo integra assim a navegação por inteligência artificial, o tradutor em tempo real, bem como diversas funções de câmara e processamento de imagem. Concretamente, todas as novidades lançadas no Galaxy S24 no início do ano, e no passado verão com os Galaxy Z Flip6 e Z Fold6, estão presentes. A maioria das funções relacionadas à IA são também locais e não requerem qualquer ligação à Internet, pelo menos até que a Samsung decida inevitavelmente cobrar pelos recursos do Galaxy AI através de uma assinatura, para se poder aproveitar todas as vantagens das ferramentas para já incluídas.

No dia a dia, a adição de IA revela-se bastante prática, com menção especial para o recurso Circle to Search, que nos poupa muitas capturas de ecrã e pesquisas tediosas. Depois de vários meses de utilização quase diária com o Google Pixel, agora teria alguma dificuldade em passar sem ele.

Do lado do software, quem já conhece os equipamentos da Samsung não ficará desorientado. O smartphone chega com o One UI 6.1, que é a interface da fabricante que é baseada no Android 14. Não vou insistir muito nisto, mas o mesmo é um sucesso. A interface é eficaz e, apesar das muitas aplicações pré-instaladas, nunca ficamos desapontados com aquilo que é oferecido. Esta é sem dúvida a interface mais completa e agradável disponível no Android, com exceção daquela que é oferecida pelos Google Pixel, que se destaca muito pela facilidade de utilização.

A boa surpresa desta geração está nas atualizações de software dos smartphones. Tal como acontece com toda a série Galaxy S24, a Samsung promete sete anos de atualizações do Android e sete anos de atualizações de segurança para o S24 FE.

Samsung Galaxy S24 FE
Samsung Galaxy S24 FE

O Galaxy S24 FE oferece tudo aquilo que a Samsung propôs com este equipamento

O Samsung Galaxy S24 FE não se destaca muito dos seus antecessores, e mantêm-se alinhado com a filosofia da gama de smartphones topo de gama que foram lançados este ano. Com o seu design premium, a sua extensa ficha técnica e a presença do Galaxy AI, torna-se difícil diferenciar o smartphone dos S24 e do S24+. Até porque o seu preço de menos de 800€ pode surpreender, tornando-se dentro de algumas semanas mais atrativo para quem quiser aproveitar tudo o que de bom a Samsung tem para oferecer.

image 1

Este dispositivo foi cedido para análise pela Samsung.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados