Análise Samsung Galaxy A35 5G: Salto de qualidade em relação ao antecessor

- Publicidade -

O Samsung Galaxy A35 5G conta com 5 anos de atualizações.

A Samsung nunca escondeu que tem um especial carinho pelos equipamentos da série Galaxy A. E a prova disso é que a empresa continua a aperfeiçoar os telemóveis da série, que a cada ano dão mais um pequeno passo para se aproximarem dos topos de gama. Contudo, nem todos os aparelhos da série Galaxy A têm as melhores especificações técnicas, mas isso não impossibilita que os dispositivos não sejam interessantes… e esse é o caso do Samsung Galaxy A35 5G, um smartphone que foi anunciado no passado mês de março.

E como podem ter percebido pelo titulo deste artigo, o mesmo é dedicado à nossa análise ao Samsung Galaxy A35 5G. Trata-se de um smartphone que está posicionado na entrada desta série e que, como não podia deixar de ser, surge com um preço mais acessível, mas que, ainda assim, não é muito diferente, por exemplo, do seu irmão um pouco mais poderoso, o Galaxy A55 5G.

O Samsung Galaxy A35 5G conta com um design que se alinha aos modelos topos de gama, os da série Galaxy S, adotando uma estética um pouco mais quadrada e mantendo o módulo de câmara do estilo “semáforo”, com as lentes bem separadas, escolha que agora se tornou num padrão para a empresa sul-coreana. Entre as novidades destaca-se uma pequena saliência junto às teclas de volume e Power, um detalhe estético fascinante, embora a sua praticidade ergonómica nos tenha deixado algumas dúvidas, muitas vezes levando a pressionar acidentalmente o relevo em vez das próprias teclas.

Samsung Galaxy A35 5G
Samsung Galaxy A55 5G

Do ponto de vista dos materiais, este Galaxy A35 diferencia-se de outros equipamentos de gamas mais altas, principalmente pela adoção de uma moldura em plástico. Apesar disso, a escolha não diminui a qualidade percebida, atestada também pela sempre bem-vinda certificação IP67 contra água e poeira. O aparelho possui dimensões generosas, potencialmente excessivas para alguns utilizadores, dada a presença de um grande ecrã com 6,6 polegadas ladeado por molduras bastante generosas, e não devem ser subestimadas a espessura e o peso de mais de 200 gramas.

O ecrã é protagonista de uma das melhorias mais substanciais em relação ao modelo anterior. Na verdade, aqui temos direito a um painel Super AMOLED com taxa de atualização de até 120 Hz e 1000 nits de brilho máximo, enquanto a resolução é FullHD+ na proporção de 19,5:9, com a sua proteção a ser confiada ao Gorilla Glass Victus+. O brilho máximo não é excelente, mas é suficiente e, em geral, a qualidade é mais do que boa, considerando o posicionamento do dispositivo em torno dos 350€.

A esfera multimédia é completada pelo sistema de áudio composto por dois altifalantes estéreo decididamente convincentes, tanto em qualidade como em volume.

Samsung Galaxy A35 5G
Samsung Galaxy A55 5G

O Samsung Galaxy A35 5G sai de fábrica com o One UI 6.1, que é a sua interface mais recente e que é baseada no Android 14, sendo que terá suporte para 4 anos de atualizações do Android e 5 anos de patches de segurança. Como seria de esperar, os recursos ligados à inteligência artificial do Galaxy AI não são encontrados neste equipamento, e o pacote de expansão Samsung DeX também não está presente. No entanto, funcionalidades como o Good Lock (para adicionar recursos e possibilidades de personalização) ou o Enhance-X (um editor de fotos com tecnologia de IA) são compatíveis.

A experiência do utilizador com a One UI é sempre completa e rica, uma vez que estão muitos recursos disponíveis e as apps pré-instaladas foram bem escolhidas. Também não faltam opções de personalização, pensando na segurança. Porém, a complexidade da interface personalizada da Samsung não ajuda a fazer com que um aparelho como o Galaxy A35, equipado com hardware de desempenho não muito alto, execute sem problemas. A verdade é que muitas animações, a ausência de feedback tátil e uma gestão de toques involuntários no ecrã, muitas vezes criam uma experiência um tanto lenta, algumas das quais tivemos dificuldade em nos habituar, acima de tudo, nos primeiros dias após inicio dos testes.

O Samsung Galaxy A35 herda vários componentes do Galaxy A54, entre os quais um dos importantes, o Exynos 1380, com processador octa-core que opera no máximo a 2,4 GHz com 4 núcleos Cortex-A78 e 4 núcleos Cortex-A55. No papel é uma boa plataforma de hardware, mas na realidade teve um desempenho muito abaixo das expectativas: o smartphone ficou um pouco lento para receber comandos e executá-los, principalmente ao abrir várias abas no navegador ou alternar rapidamente de uma aplicação para outra – notámos um atraso percetível e os tempos de espera foram aumentando…

Tudo isso não afetará a experiência do utilizador se não forem muito rápidos com o smartphone, mas se gostam de fazer várias coisas ao mesmo tempo e mover rapidamente entre as diferentes tarefas, o A35 pode tornar-se num equipamento frustrante para o uso diário. Por motivos óbvios, não é um aparelho adequado para jogos, pelo menos neste momento e com este software, mas o desempenho ainda pode melhorar com atualizações, principalmente considerando que o hardware é igual ao do Galaxy A54, e este último é um dos melhores smartphones de gama média da empresa.

Depois temos 8GB de RAM e 256GB de armazenamento interno (existe um modelo com 128GB), a conectividade é muito completa e inclui WiFi 6, Bluetooth 5.3, GPS, NFC e USB 2.0 com OTG. São suportados dois nano SIMs 5G e um eSIM (sim, temos eSIM neste modelo) – a receção do sinal não é das melhores, mas podemos considerá-la suficiente, enquanto o Wi-Fi e o Bluetooth funcionam perfeitamente.

Samung Galaxy A35 5G
Samsung Galaxy A55 5G

O setor fotográfico do Samsung Galaxy A35 conta com a presença das três câmaras clássicas da empresa – principal, ultra grande angular e macro – que encontramos na maioria dos dispositivos desta gama. Neste caso específico, o sensor principal melhora em relação ao do modelo do ano passado, passando para um sensor de 50MP de 1/1,96″ e estabilização ótica, associado a uma lente ultra grande angular de 8MP e uma macro de foco fixo de 5MP.

A qualidade das imagens com a câmara principal é boa. O smartphone consegue disponibilizar resultados satisfatórios em todas as condições fotográficas, ainda que à noite, com pouca luz, esperássemos um pouco mais. As selfies também são muito boas, confiadas a um sensor de 12MP, enquanto as fotos tiradas com o sensor ultra grande angular não são boas, sofrendo com a baixa resolução e uma consequente definição pouco suficiente. O mesmo vale para a câmara macro, já que 5MP são pouquíssimos, e pode ser interessante ter um ponto de vista diferente… mas nada mais que isso.

Os vídeos podem ser gravados na resolução 4K a 30 fps e, graças à estabilização ótica, o desempenho é mais que bom. Todavia, a qualidade da imagem ao gravar em 4K ainda não é das melhores, e o melhor é gravar mesmo em FullHD, já que aí contarão com uma qualidade muito satisfatória.

Samsung Galaxy A35 5G
Samsung Galaxy A55 5G

Dentro do Samsung Galaxy A35 encontramos uma bateria de 5000 mAh, sendo que o carregamento ocorre a 25 Watts de potência apenas através da porta USB-C. E se o seu cabo está presente na caixa, o mesmo não é válido para o seu carregador. Ou seja, terão de utilizar um que já tenham em casa, ou terão de comprar um carregador à parte.

A autonomia é excelente – isto significa que conseguimos ter sempre dois dias completos de uso com uma única carga, com um uso moderado. Ainda assim, com uso muito intenso, conseguimos ter um dia e meio completo com uma única carga. Se a vossa preocupação é que o smartphone tenha carga até à noite, este A35 faz isso de olhos fechados.

Veredito Final Samsung Galaxy A35 5G

Se comparado com o Galaxy A34 do ano passado, este Galaxy A35 é garantidamente um telefone muito mais completo e interessante. Não é o melhor equipamento em nenhum setor, mas está muito longe de ser o pior. Com um design muito interessante, e com as suas especificações técnicas que permitem cumprir as promessas da Samsung, este Galaxy A35 é a prova de que esta gama de smartphones está cada vez melhor, e recomenda-se. Podem ficar a conhecer melhor o Galaxy A35, na página oficial do produto, aqui.

Recomendado - Echo Boomer

Esta análise foi possível com uma unidade cedida pela Samsung.

- Publicidade -

2 Comentários

  1. “Super AMOLED com taxa de atualização de até 120 Hz e 1000 nits de brilho máximo, enquanto a resolução é FullHD+ ”

    É igual ao A34.

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados