- Publicidade -

O Razer BlackWidow V4 X é a solução de entrada de teclados da popular linha BlackWidow que, graças ao novo software, recebe uma das funcionalidades mais populares do momento.

O Razer BlackWidow V4 X não é uma solução nova da popular linha de teclados BlackWidow da Razer, mas chega-nos agora às mãos, com uma apresentação mais neutra e uma pequena “arma secreta”, que estava até agora limitada a modelos mais caros: o Snap Tap.

Recordando o que disse no meu teste drive ao Razer Blackwidow V4 X – Fortnite Edition, que se apresentava decorado com uma “skin” inspirada no popular jogo da Epic Games, o Razer BlackWidow V4 X é o teclado mecânico mais acessível e modesto da marca, dentro dos modelos atuais. Mas com características que o tornam numa ótima solução, como enunciei na análise original.

“Este novo modelo apresenta-se com Switches Mecânicos Amarelos da Razer, que se destacam por serem mais suaves e silenciosos que os mais comuns Switches Mecânicos Verdes da marca. Estes modelos de terceira geração distinguem-se pela sua longevidade de utilização, atingindo 100 milhões de cliques até degradarem, e contam com tempos de atuação mais rápidos que os convencionais, para aquelas ações mais espontâneas e imediatas.

Na prática, os valores das tabelas da Razer apenas se refletem na ergonomia e conforto tátil, que é bastante bom. As teclas são, de facto, suaves e mais silenciosas ao que estou habituado, mas em contrapartida sente-se uma ligeira resistência ao toque, obrigado a uma pressão mais confiante, que também evita os cliques acidentais.

Outro destaque do Razer Blackwidow V4 X é a sua fila de macros, com seis teclas multifunções. No fundo, é como uma simples Stream Deck agarrada ao teclado, com seis botões altamente personalizáveis para qualquer tipo de ação. A sua configuração via Razer Sinapse é simples e revelou-se extremamente útil para ações mais complexas em jogos, que requerem combinações de teclas que, às vezes, são mais difíceis de fazer rapidamente, assim como em alguns dos meus programas de edição. No entanto, o seu posicionamento lateral é estranho e muito pouco intuitivo nos primeiros dias de utilização. Por se encontrarem numa fila à esquerda do teclado, é como se todo o teclado andasse um pouco para a direita. Isto resultou em cliques acidentais em algumas dessas teclas quando pensava estar a usar as teclas de Tab, Shift ou Caps. Ou até mesmo na escrita, onde necessitei de reprogramar a minha memória muscular para escrever sem dar tantos erros.

Também interessante nesta solução da Razer é o uso de um Roller multifunções, para controlo de áudio e de multimédia, juntamente com teclas secundárias dedicadas, assim como o manuseamento do cabo não destacável, que pode ser colocado de três maneiras, dependendo da direção para que queremos que o cabo se dirija.”

Na altura, esse modelo do Razer Blackwidow V4 X não tinha, no entanto, uma nova função que ficou entretanto disponível em mais teclados da marca, o Razer Snap Tap, uma novidade que pode ser agora acedida através da versão mais recente do Razer Synapse, o Razer Synapse 4.

Tal como já indiquei, através do Razer Synapse é possível personalizar a totalidade do teclado, desde os macros ao sistema de iluminação suportado pelo Razer Chroma RGB, assim como, nesta versão revista do software, aceder a diferentes aspetos do ecossistema da Razer que são, na minha opinião pessoal, excessivos.

Mas dirigindo-me ao que importa, ativar o Snap Tap é tão simples como acontece na série Huntsman mais recente: basta ligar um pequeno interruptor. Por defeito, temos as teclas A e D selecionadas – as mais usadas nos jogos para movimentos de deslocação esquerda-direita –, mas é possível alterar para qualquer outro par de teclas.

razer blackwidow v4 x snap tap
Opção de ativar o Snap Tap através do novo Razer Synapse 4

Já na prática, o Razer Blackwidow V4 X atua de forma exímia, tal como promete a controversa funcionalidade, mantendo uma das teclas pressionadas e carregando numa segunda, o teclado regista o segundo toque imediatamente, permitindo assim tempos de reação nulos na altura de mudar de direção de deslocamento das personagens. Como expliquei na análise ao Razer Huntsman V3 Pro Tenkeyless:O registo de atuação é feito por ordem e só quando uma das duas é completada. Se o jogador está a carregar no A para se mover para a esquerda e quiser mover-se imediatamente para a direita carregando no D, este só é registado quando o dedo do A for levantado. Caso ambas as teclas sejam pressionadas em simultâneo pode até não acontecer nada.”

Atendendo a esta atualização do Razer Synapse, não é só o Razer Blackwidow V4 X que ganha o snap-tap, como a lista de dispositivos tornou-se extremamente longa, incluindo gerações anteriores da linha BlackWidow. Ainda assim, é algo que merece destaque neste modelo, dada a sua acessibilidade.

Se o Razer BlackWidow V4 X já era antes um teclado de valor, agora ainda é mais. Mesmo que não prime pelo melhor que a Razer tem para oferecer neste departamento, e mesmo que sacrifique alguns aspetos de utilização – como o seu cabo fixo –, o Razer BlackWidow V4 X é uma solução bastante completa que não deixará os jogadores mais exigentes desiludidos.

Com formato Português, o Razer BlackWidow V4 X com Switches Amarelos pode ser encontrado à venda na loja da Razer a partir de 114,99€.

Recomendado - Echo Boomer

Este dispositivo foi cedido para análise pela Razer.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados