Sabiam que a Porsche também desenha outras coisas para além de carros? O monitor LCD AOC PDS241 é um desses exemplos.
Este é um equipamento que prima pelo minimalismo e estilo. O AOC PDS241 tem um ecrã com a dimensão de 23.8 polegadas (aproximadamente 60 cm), uma resolução Full HD (1080p) e apresenta-se com um painel super fino e uma moldura “quase minimalista”.
Quase é a palavra-chave aqui, porque, quando ligamos o monitor, reparamos que a imagem não ocupa a totalidade da superfície do ecrã, havendo quase meio centímetro de zona escura.
Na parte inferior, temos apenas o resto da moldura em cinza, com o logo da AOC e um led indicador azul.
A grande componente minimalista do AOC PDS241 está no seu apoio metálico assimétrico, onde na ponta se esconde a única porta deste equipamento, uma mini-HDMI. Esta liga-se a uma caixa de alimentação que tem, também, uma única porta HDMI comum.
Este é, sem dúvida, um ecrã bonito e que fica muito bem numa secretária. E com algum jeitinho até nem deixa nenhum cabo a vista.
No entanto, não passa de um painel demasiado simples na sua oferta e função. O seu belo design, por exemplo, revela-se limitador do modo como podemos colocar o painel, dando a única opção de inclinar ligeiramente o ecrã… e sem opção de o ajustar na vertical.
A nível de personalização, também é estranho oferecerem apenas um botão para ligar, desligar, aceder ao menu e controlar os valores do ecrã. Este botão podia ser um pequeno joystick multidirecional para ajudar na navegação do simples menu, mas não, é necessário aprender uma sequência de cliques e tempos de espera para o usar. E para tornar esta experiência mais enfadonha, o AOC PDS241 não permite muito mais calibrações para além do brilho e contraste. Muito estranho.
Felizmente, a imagem do AOC PDS241 é bastante boa, considerando a finura deste painel. Estamos perante um ecrã 1080p IPS com apenas 4ms de resposta e um rácio de contraste 1000:1. Sem qualquer tipo de alteração nos valores de imagem, temos uma calibração pré-definida da Technicolor que funciona perfeitamente para diversos tipos de utilização. Claro que qualquer alteração feita à qualidade de imagem fica a mercê do utilizador através dos dispositivos que aqui ligar.
Ainda a destacar de forma positiva no departamento da imagem é o seu ângulo de visualização, permitindo ter acesso a uma imagem sem perda, independentemente do ângulo.
E claro está, ver uma imagem em conjunto com o design do monitor é uma delícia.
O monitor AOC PDS241 é uma solução muito simplista no aspeto e na utilização. Não aponta para altas resoluções, tamanhos ou tecnologias associadas. É apenas um ecrã bonito com uma imagem agradável para ligar a um único dispositivo.
Infelizmente, é a falta de ligações que lhe tiram parte do crédito e que o tornam muito limitado, acabando por ser um daqueles casos em que é o design e a marca associada (a Porsche) que sobrevalorizam o dispositivo.
Assim, as suas limitações, em conjunto com um preço que se lança para os 199€, são fatores que tornam o AOC PDS241 pouco recomendável face à concorrência, o que é uma pena, porque este monitor é lindo de morrer e cumpre muito bem o seu propósito.
O equipamento foi cedido para análise pela AOC.