Análise Horizon Zero Dawn: The Board Game – Soldiers Of The Sun Expansion

- Publicidade -

A expansão Soldiers of the Sun traz caçadores Carja com habilidades improváveis, mas são as máquinas de poderio fenomenal que mais brilham.

Tendo em conta os caçadores Carja que esta expansão traz, o nome dela faz todo o sentido. Esta é uma das quatro expansões que podem ser adquiridas que trazem novos caçadores. Em relação às máquinas, pode-se dizer que são homogéneas entre elas, no que toca ao modus operandi, baseadas no dano por impacto.

Na lista de mini-figuras, para além dos dois caçadores, seguem quatro Broadheads (que se assemelham aos Striders do jogo base), dois Tramplers e um Behemoth. Na lista de 100 cartas que vêm com esta expansão, constam 68 para os caçadores (perfil, árvore de habilidades, melhoramento, equipamento inicial e deck de ação), três cartas de dados e nove de comportamento das máquinas, 13 de tracking e 11 de merchant, com equipamentos, weaves, munição e poções. A isto juntam-se seis seções de tabuleiro de jogo com design de selva e um livro de instruções que pode ser útil para perceber o elemento de terreno novo, face ao jogo base (que se trata de cursos de água) e para perceber os símbolos novos de “Stun” e “Bludgeon”, bem como os seus efeitos.

Um dos pontos positivos desta extensão passa pelas cartas de merchant, mais concretamente as armaduras. As três armaduras (nível 1, 2 e 3) complementam muito bem a ameaça que os Tramplers acrescentam, conferindo imunidade à condição de fogo.

Outro ponto positivo prende-se com o anterior. Falo, pois, da habilidade passiva do Trampler, que aciona a condição de fogo a todos os caçadores que partilhem o quadrado com esta máquina, seja para atacar, seja para serem atacados.

Horizon Zero Dawn - Soldiers Of The Sun Expansion

Esta expansão não só traz um leque considerável de mini-figuras, como as que traz têm um nível de detalhe e semelhanças absolutamente fantástico com o que se verifica no videojogo. Os caçadores então, que são as mini-figuras mais exigentes pelas suas reduzidas dimensões, são os que mais surpreendem.

Falando das habilidades dos caçadores Carja, pode-se dizer que são muito únicas e ímpares. Carja Noble leva o “Noble” ao limite na sua árvore de habilidades com cartas de melhoramento como “Inheritance”, “Birthright”, “Heirloom Arrow” ou “Warrior Lineage”, o que leva a concluir que as suas virtudes provêm de um treino constante já intrínseco à sua família/clã. As vantagens são muitas e prendem-se com coisas simples como ter descontos na loja, entre cada encontro ou ações extra durante o jogo, até coisas mais específicas, como ganhar Glory Points a torto e a direito, por inúmeros motivos, tais como ter a armadura ancestral, que dá 2 no início de cada encontro, providenciando um alavancagem muito boa.

No entanto, é a combinação das Freeze Arrow com a passiva “Warrior Lineage” que providenciam a maior alavancagem em combate, dado que ambas permitem dar reroll ao número desejado de dados para resolver o dano infligido. Mas esta combinação só é realmente explosiva se o jogador com a Carja Noble conseguir comprar um arco com melhor valores para o crítico na loja.

Já Carja Rogue é, como nome indica, um caçador “Rogue”. Rogue é uma das classes mais populares num outro jogo de tabuleiro/RPG, que basicamente significa que a personagem em causa é trapaceira/patife. As suas habilidades são pouco convencionais e, à semelhança das de Carja Rogue, ilustram bem o que Rogue significa no verdadeiro sentido da palavra – Falo de “Call In A Favour”, “Bribery”, “Bounty Hunter” ou “Honour Among thieves”. As suas habilidades vão de “extorquir” cartas de Salvage a torto e a direito sem motivo algum e, posteriormente, usá-las para vantagens competitivas, como aceder e lojas do nível acima, roubar o token de líder, ganhar Glory Points extra ou até conquistar um Blazing Sun (token mais valioso na busca pela vitória final) sem grande esforço. Todavia, a habilidade “Brigand” é a mais incrível, pois permite a Carja Rogue começar sempre o turno em ervas altas, que torna o ataque melee explosivo combinando Carja Halberd com Silent Strike.

Apesar de todas estas habilidades que se focam muito em ganhar Glory Points fáceis/quase grátis, valem o que valem quando o leque de máquinas incluem as que vêm nesta expansão, dado que é difícil sobreviver a todos os encontros durante toda a duração deles. Contra os Broadheads é difícil pensar na jogada seguinte com as cartas que já temos na mão, pois graças a ambos os ataques provocarem dano “Bludgeon”, o jogador tem sempre de descartar as cartas da mão equivalentes ao dano antes de poder descartar do baralho de ação.

Com os Tramplers, com a “Mineral Explosion”, é difícil não perder pelo menos 1 de vida por turno, que debilita muito qualquer caçador. Já o Behemoth, com a “Ramming Speed”, torna tudo ainda mais complicado. Por um lado, não queremos estar por perto para não sofrer dado todas as jogadas; por outro, se não estivermos por perto e o Behemoth tiver de se movimentar para atacar um caçador em melee, provoca sempre 2 de dano extra até ao fim da sua ativação atual. Escusado será dizer que, ao longo de todos os encontros nesta expansão, houve em média dois caçadores a cair.

Horizon Zero Dawn - Soldiers Of The Sun Expansion

Expansão excelente, por todas as novidades que traz: os dois caçadores extra muito únicos e as máquinas poderosíssimas que vão trazer um novo significado à palavra “estratégia” e à capacidade criativa de cada um. Mais uma adição essencial a esta fantástica e densa saga de jogos de tabuleiro.

Recomendado

Esta expansão foi cedida para cobertura pela Steamforged.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados