Epilogue (Game Boy Operator) – A nostalgia num dispositivo que cabe na palma de uma mão

- Publicidade -

O melhor dispositivo do mercado para tornar a nostalgia de tempos mais simples numa realidade.

Da Roménia para o mundo, chega um leitor de cartuchos de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance que facilita voltarmos a dar uso aos jogos que ficaram esquecidos com o passar dos anos – muitas vezes por falta de tempo, outras porque o Game Boy desapareceu ou deixou de funcionar, ou outras porque não é conveniente. Mas para além disso, permite-nos fazer mais uma série de coisas que só com o Game Boy não seriam possíveis (ou tão fáceis).

Não estamos propriamente na era de ouro dos PC’s ou portáteis, dado que os smartphones e tablets vieram facilitar muito a nossa vida para não precisarmos de usar dispositivos maiores no dia a dia, mas pelo mesmo motivo, também não é conveniente ou atrativo andar com um Game Boy velhinho atrás. O Epilogue torna atrativo voltarmos a pegar em jogos que já nem nos lembrávamos que tínhamos.

Pessoalmente, tanto o meu Game Boy Color como o Advance ainda funcionam, mas não é algo que use, de todo. No entanto, sempre achei piada à hipótese de jogar no PC, com mais qualidade de imagem e iluminação, dado que a minha visão já pagou a sua quota parte das centenas de horas a olhar para o ecrã minúsculo da consola, muitas vezes sem iluminação apropriada. Contudo, começar o jogo de novo, e num emulador, nunca foi algo que me atraísse, pois o que eu queria era mesmo continuar os saves dos jogos que tenho guardados. E a verdade é que o Epilogue (cujo nome está extremamente bem escolhido) veio tornar os meus desejos em ordens.

A instalação é simples e rápida e, se seguirem as instruções, não vão ter quaisquer entraves. Compatível com Windows, Mac e até Linux, promete satisfazer todos os fãs desta “era” da Nintendo. Para isso, basta que instalem a aplicação própria (Playback) e que liguem o emulador ao PC por USB. Depois é abrir a aplicação, inserir o cartucho no emulador e jogar. Caso não dê à primeira, para resolver é dar a clássica sopradela seca ou passar um cotonete para limpar os coletores (ver aqui como).

Algumas das vantagens deste emulador, para além de poder revisitar clássicos, passam por poder fazer backups aos saves que tiverem nos cartuchos, dado que, com o tempo, a pilha de memória acaba por “secar” e correm o risco de perder os saves (depois de fazer o save de Pokemon Ruby, perdi o save no cartucho, SORTE que 400 horas de jogo não se perderam para sempre). Desta forma podem substituir a pilha sem perder os vossos acarinhados saves e, até, transferir esses saves para outro cartucho do mesmo jogo, caso o vosso acabe por avariar. Com recurso ao save, também é possível alterarem o ficheiro para mudar inventário ou até terem acesso a eventos exclusivos que na altura não tiveram acesso – o meu calcanhar de Aquiles é nunca ter tido o Rainbow Pass em Pokemon Fire Red para poder visitar as duas últimas ilhas. É algo que passa pelos meus planos, num futuro próximo, agora que tenho o Epilogue.

Outras das vantagens de usar o Epilogue é o facto de ser possível transferir fotos para o vosso PC, que vão tirando no Game Boy com o cartucho dedicado. Podem também detetar se determinado cartucho é oficial ou falsificado, através do emulador. Com o Epilogue, é também possível conectarem um comando de PS/XBOX/outros ao PC e jogaram os vossos jogos com comando, em vez de teclado (mais ergonómico).

Caso estejam noutro nível em emulação de jogos através do GB Studio e fizerem upload para um cartucho em branco, podem também jogar os jogos que criarem no GB Operator do Epilogue.

Não sei se consigo fazer justiça ao Epilogue, mas a verdade é que é excelente. No que toca ao aspeto, é um dispositivo sólido com materiais de alta qualidade. Ser transparente é uma delícia para os fãs de consolas translúcidas e o tamanho/peso reduzido tornam fácil o transporte do emulador (facilmente metem na mochila do vosso portátil e nem dão por ele). No que toca ao funcionamento, é rápido, eficiente e não encrava, portanto… perfeito!

Posto isto, estejam à procura especificamente de um dispositivo para fazerem um throwback à vossa infância, queiram dar descanso ao Game Boy velhinho ou, no caso de não o terem, tenham a vontade de voltar a pegar nos jogos que encontraram numa gaveta, não podia recomendar mais o Epilogue.

Podem adquirir a vossa unidade no site oficial por 74.99 dólares, já com portes, algo como cerca de 70€.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados