Análise – Creative Sound BlasterX Katana

Uma fantástica barra de som para gamers e não só.

Creative Sound BlasterX Katana

Normalmente, quando se fala em áudio para o PC, pensa-se em headphones e auscultadores dedicados para experiências imersivas e também com capacidades de comunicação. Existem também algumas soluções como colunas e sistemas surround, mas não são tão regulares. E barras de som ainda menos.

Ainda assim, nada impediu a Creative, veterana em soluções áudio, em apostar neste segmento com a Creative Sound BlasterX Katana, uma barra de som dedicada para a experiência de secretária.

É tão raro encontrar soluções deste género que, quando ouvi falar numa barra de som da Creative, pensei que fosse uma coisa recente. Mas não. Na verdade, foi lançada já há alguns anos, algo que pode significar uma de duas coisas: ou os consumidores não aderiram à novidade ou a Creative fez um trabalho tão bom que não sentiu necessidade de atualizar ainda mais o mais recente modelo.

As barras de som são dispositivos muito interessantes e diversificados. Existem modelos baratos e simples que servem apenas para dar um boost ao som manhoso de algumas televisões, já outros vão tão longe ao ponto de darem bigode a muitos sistemas home-cinema multicanal. Mas onde eu acho que são uma solução válida é na sua versatilidade de utilização ao pouparem imenso espaço e cabos num setup, ao mesmo tempo que proporcionam uma experiência bastante sólida. E a Creative BlasterX Katana encaixa perfeitamente neste grupo.

Bem mais pequena do que estava à espera, a Creative BlasterX Katana tem as dimensões perfeitas para se colocar numa secretária de um jogador dedicado. Com 60cm de largura, 6cm de altura e 8cm de profundidade, a Creative Sound BlasterX Katana pode necessitar de algum sacrifício espacial, mas tem as dimensões modestas para caber por baixo dos monitores da maioria dos jogadores, o que é fantástico.

Com um design angular e arrojado, que grita “gaming” em cada um dos seus vértices, a Creative Sound BlasterX Katana conta com um painel de controlo na parte superior, um sistema de iluminação LED e tem o seu mostrador escondido na grelha frontal. Na traseira temos um olhar ao tipo de utilização que podemos dar à Creative Sound BlasterX Katana, com uma porta micro-USB, USB, entrada auxiliar de 3.5mm, entrada de microfone 3.5mm, saída para auscultadores e saída ótica.

Se acham curiosa esta variedade de portas, não é por acaso, pois a Creative Sound BlasterX Katana foi desenhada para os jogadores poderem continuar a usar headsets, em particular aqueles só com microfone, durante as suas sessões de jogos, preservando, assim, a experiência imersiva dos jogos, enquanto falam com amigos. Este tipo de funcionamento não só é possível no PC, como também na PlayStation 4, utilizado a ligação USB. E claro, como não podia deixar de ser, há suporte Bluetooth para por a dar música a partir de um smartphone.

Numa primeira impressão, pelo menos no potencial e aparência, a Creative Sound BlasterX Katana impressiona bastante. Os seus controlos são intuitivos e há ainda um comando genérico com uma qualidade de construção acima da média, que também reflete o resto do produto, com acabamentos que imitam o metal áspero e aquele peso que tende a cair para o produto “premium”. Claro que, juntamente com a coluna, temos um subwoofer de dimensões médias, semelhantes às dimensões de uma consola da próxima geração, que é sóbrio e fácil de esconder debaixo de uma secretária ou ao lado de um móvel.

Tendo usado já um conjunto de sistemas de som de secretária e sala, assim como barras de som, as minhas expetativas para este produto eram bem moderadas, mas a Creative Sound BlasterX Katana impressionou-me de tal maneira que rapidamente troquei o sistema que tinha na minha televisão e passei a usá-lo na secretária, pelo que a Creative BlasterX Katana passou a ser a companheira das minhas sessões de jogo nas consolas.

Não estamos perante uma experiência transcendente e cinematográfica, mas posso dizer que jogar e ver filmes e séries com a Creative Sound BlasterX Katana é impressionante. O som é claro e envolvente e, dependendo dos perfis usados predefinidos, cada tipo de conteúdo ganha uma nova dimensão. Algo tão simples como ver um filme num canal de televisão, com o som elevado, já nos dá aquele aperto no peito de quando entramos numa sala de cinema.

A experiência envolvente do surround virtual brilha, sim, nos videojogos, onde a utilização do som espacial com diferentes tipos de efeitos dinâmicos dá a sensação de que vêm de diferentes direções. Contudo, somente com o volume bem levantado, numa divisão com uma boa acústica e com a coluna mais ou menos centrada, é que é possível ter esse sentimento.

Algo que também brilha é o seu subwoofer, algo que já não utilizava há bastante tempo nas minhas sessões de entretenimento e que me relembraram de como eu tinha saudades de um bom baixo. Com a possibilidade de podermos nivelar a sua força, o volume bem alto da Creative Sound BlasterX Katana, juntamente com o seu subwoofer no máximo, nunca distorce o som ou nos deixa desconfortáveis, o que é incrível.

Mas voltando à experiência PC, é aqui que conseguimos tirar mais partido da Creative Sound BlasterX Katana. Com o software proprietário da Creative, é possível manipular uma série de parâmetros e uma longa lista de perfis para cada ocasião. E como não podia de deixar de ser, sim, também é possível editar os padrões de luz de forma a que sejam mais ou menos intrusivos ou que se deixam fundir com as luzes de outros equipamentos.

Atualmente, a Creative Sound BlasterX Katana está à venda por 249,99€, um aspeto importante a ter em conta e que reflete um pouco a qualidade da experiência áudio de formas que são difíceis de descrever. A verdade é que a Creative Sound BlasterX Katana oferece uma experiência que faz justiça ao valor pedido quando comparado com outros produtos do género dedicados ao cinema em casa. Aliás, até surpreende por ser tão acessível. É um produto diferente, sem dúvida, e pode ser intimidante. Mas se estão abertos à ideia de ter um bom sistema de som na vossa secretária ou setup de jogos, a Creative Sound BlasterX Katana é, sem dúvida, uma fantástica solução.

Nota: Muito Bom - Recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela Creative.

Sigam-nos

10,850FansCurti
4,064SeguidoresSeguir
632SeguidoresSeguir

Relacionados

Análise – Jabra Elite Active 75t

A Jabra apresenta a sua nova gama para os fãs de desporto, agora com uma nova atualização disponível.

Análise – Valco Wireless ANC Headphones

A Valco é uma startup finlandesa que se estreou na área do auscultadores com a promessa de qualidade em troca de um preço acessível.

Análise – Plantronics RIG 800HS

Ótima relação custo benefício numa solução sonora perfeita para quem passa horas a jogar.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes