Análise – Cambridge Audio Melomania 1+

Como melhorar o que já é bom.

- Publicidade -

Em 2020 tive a oportunidade de testar um pequeno par de monitores áudio que não só me impressionaram, como se tornaram os meus fiéis melhores amigos para ouvir música no meu portátil e no meu smartphone. Refiro-me aos Melomania 1, da Cambridge Audio, que receberam uma pequena, mas interessante, atualização com o Melomania 1+.

Não é por acaso que lhes chamei de “monitores áudio” e não auriculares. Não só esta é a designação que a Cambridge Audio lhes dá, como também se justifica pelo facto de serem um produto de topo de gama dirigido a músicos e entusiastas do Hi-Fi.

O novo modelo é, em quase tudo, semelhante ao anterior. Afinal de contas, trata-se de uma atualização. O design simplista mantém-se, com a sua caixa de transporte e carregamento de aspeto arredondado que grita “premium” ao toque com a qualidade de materiais e a sua tampa magnética, que aqui já alberga algumas diferenças face ao modelo anterior – uma solução em tons de branco e bateria para 45 horas, que permite mais um ou dois carregamentos em média. Também de destacar é a ligação USB-C, algo que é extremamente bem-vindo e que foi uma das minhas críticas no modelo anterior. Só pela caixa, o Melomania 1+ já se apresenta uma muito melhor solução.

Cambridge Audio Melomania 1+

Com um tempo de vida útil que ronda as nove horas por carregamento, o Melomania 1+ é perfeito para uso diário, seja para um dia de trabalho, rotinas ou para usar ao fim do dia. Junto com a sua caixa que os mantém sempre carregados, realisticamente estamos a falar de uma semana útil sem a caixa ir à carga, o que é fantástico.

Outra novidade deste modelo é a aplicação Melomania para iOS e Android, extremamente simples de usar e de emparelhar e que permite criar perfis de equalização ou usar alguns já propostos. Apesar desta versatilidade, a equalização fica fechada à utilização do dispositivo móvel, o que significa que esse perfil não é levado com os auriculares se os ligar, por exemplo, a um portátil.

Além da equalização, a aplicação conta com outra função extremamente útil, uma vez que pela sua natureza pode ser fácil perder os pequenos auriculares, que é o modo Find My Earphones, que reconhece com grande precisão a posição dos Melomania 1+ ao apresentá-los num mapa da Google.

A nível de utilização, os Melomania 1+ são extremamente simples de usar. Cada lado tem uma região tátil que, através de diferentes combinações, permitem o emparelhamento, controlo de volume, faixas ou acesso aos assistentes da Google ou Apple, neste caso através do microfone embutido, que serve também para fazer as chamadas.

Apesar de todos estes pequenos extras, o Melomania 1+ despe-se de excessos para oferecer o melhor que consegue a um valor bem acessível. Não sendo o maior expert no que toca a análise de qualidade sonora, tudo o que posso dizer sobre o Melomania 1+, no seu modo de alto desempenho ativo pela aplicação, é que me ofereceram a melhor qualidade de som neste tipo de equipamentos, bem ao nível, se não melhor, que as alternativas mais populares, como os Apple AirPods ou Galaxy Buds Pro.

Cambridge Audio Melomania 1+

Não temos o branding acrescido ou funções como cancelamento de ruído ativo, mas temos uma excelente qualidade sonora, de baixa latência, sem excesso de baixos e efeitos de pós-processamento que tendem a distorcer o som. É puro, é claro, é perfeito e até moldável. Algo que vai de encontro à sua tal designação de “monitor áudio”.

Importante também referir é o conforto dos Melomania 1+, outro fator que acrescenta uma nova camada à experiência de utilização. Tal como os anteriores, o seu corpo é simples, em forma de bala, e graças a um enorme de leque de pontas de silicone incluídos, é fácil encontrar aquelas que se ajustam melhor aos nossos ouvidos. Quando isso acontece, são praticamente invisíveis e confortáveis após várias horas de utilização.

Por alto não há praticamente pontos negativos a apontar aos Melomania 1+. É certo que podem não primar de funcionalidades disponíveis nas alternativas, mas o objetivo da Cambridge Audio não é de oferecer um canivete suíço com o sacrifício do preço alto, mas sim sacrificar características, por vezes excessivas, em prol da melhor qualidade de som a um preço bem acessível.

Por 129,95€, os Melomania 1+ podem ser comprados pela loja da Cambridge Audio e arriscam-se a ser a melhor recomendação para um produto do género, dentro da sua gama.

Echo Boomer Recomendado

Este dispositivo foi cedido para análise pela Cambridge Audio.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Parceiros

Relacionados

Análise – Cambridge Audio Melomania 1

O áudio Hi-Fi sem fios até é acessível.
- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Recentes

Já repararam nos novos talões do Lidl? São mais ecológicos

Agora é esperar que a concorrência faça o mesmo.

Burger King abre novo restaurante em Sesimbra

É o 12º spot da marca no distrito de Setúbal e o segundo em Sesimbra.

Vai ser possível visitar os novos trabalhos arqueológicos em Troia ainda em setembro

Mas atenção: é num dia específico e os lugares são limitados.