AMD revela o Ryzen AI 9 HX 375, o SoC mais poderoso para notebooks AI

- Publicidade -

A AMD continua a apostar forte nos chips para computadores alimentados por Inteligência Artificial.

A AMD anunciou um novo SoC topo de gama dedicado aos computadores portáteis alimentados por Inteligência Artificial, o poderoso Ryzen AI 9 HX 375. Segundo a fabricante, este é mais rápido de todos os SoCs em termos de desempenho na área da Inteligência Artificial, revelando-se (pelo menos no papel) o chip mais atrativo para quem está à procura de uma solução de última geração para aplicações de IA.

Para isso, o Ryzen AI 9 HX 375 aposta num NPU mais potente que os restantes modelos Ryzen AI 300, uma solução que, segundo os dados revelados pela empresa, não tem rival não só na AMD, mas também se olharmos para os seus concorrentes, como a Intel e a Qualcomm.

Comecemos por dizer que este AMD Ryzen AI 9 HX 375 não distorce as características do seu irmão mais novo. É um SoC caracterizado por 12 núcleos divididos entre 8 núcleos Zen5 e 4 núcleos Zen5c, tudo para uma frequência Boost que pode chegar aos 5,1 GHz e um TDP de 28 watts que pode, no entanto, ser configurado numa faixa que vai de 15 watts a 54 watts (dependendo do sistema de dissipação utilizado). O novo Ryzen AI 9 também pode contar com uma excelente alocação de cache, 36 MB no total entre cache L2 e cache L3, sem esquecer o excelente chip gráfico integrado Radeon 890M, iGPU com arquitetura RDNA3.5 e uma frequência de clock que chega aos 2,9 GHz.

Segundo a ficha técnica revelada pela AMD, o Ryzen AI 9 HX 375 garante desempenho de IA de até 85 TOPS, dos quais 55 TOPS são garantidos pelo NPU (ou Unidade de Processamento Neural) XDNA2, ou seja, 10% a mais de desempenho que o modelo AI 9 370 (50 TOPS). A fabricante não especificou como conseguiu esta melhoria, mas pensa-se que seja um ajuste de frequência. Modos à parte, estamos claramente acima das propostas da Intel com o Lunar Lake (48 TOPS) e do Qualcomm Snapdragon X Elite (48 TOPS).

Parece claro que a AMD deseja a supremacia no campo da IA, especialmente se olharmos para os notebooks/laptops de última geração que se baseiam no Windows 11 e nos novos recursos de IA implementados pela Microsoft. Um desafio que não será fácil para os concorrentes enfrentarem, pelo menos no curto prazo.

Até ao momento, a AMD não partilhou informações relativas à possível data de lançamento do novo chip que, segundo rumores, não deve estar longe de acontecer, visto que alguns parceiros da AMD revelaram alguns detalhes sobre os próximos notebooks AI de última geração equipados com o Ryzen AI 9 HX 375.

Ryzen AI 300

Ryzen AI 9 HX 375 oferece desempenho de IA de até 85 TOPS

Em relação ao preço, como de costume não temos disponíveis os custos por unidade, mas temos a certeza que veremos este APU apenas em notebooks topo de gama. De resto, o novo SoC da AMD não irá derrubar o desempenho noutras áreas, continuando a revelar-se um osso duro de roer para a concorrência, mesmo nas áreas de produtividade e jogos, tudo graças à combinação de núcleos Zen5 de alto desempenho e RDNA 3.5 integrado.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados