Os primeiros dispositivos com os novos processadores da AMD chegam ao mercado ainda durante este mês de outubro.
A AMD anunciou hoje os seus novos processadores dedicados a computadores portáteis, da série Ryzen AI PRO 300, levando até à plataforma Ryzen PRO todas as inovações e vantagens introduzidas com os modelos de consumo Ryzen AI 300. A plataforma Strix Point, enriquecida neste caso com todas as tecnologias da AMD dedicadas à segurança, vai contar agora com diversas inovações que melhoram não só a eficiência energética, mas também o desempenho nas áreas processamento, produção de gráficos e computação por inteligência artificial.
A aceleração de hardware para cargas relacionadas com inteligência artificial é, de facto, um dos pontos fortes destes novos processadores AMD (ou APUs), se comparado com os processadores das gerações anteriores, já que os mesmos contam com NPU de última geração, o XDNA2, que certamente fará a diferença no segmento de computadores Copilot+.
Os processadores Ryzen AI PRO 300 oferecem um mistura de inovações que permitem aumentar o desempenho em praticamente todas as áreas, desde o processador à placa gráfica, até ao NPU XDNA2 capaz de garantir um pico superior a 50 TOPS (Triliões de Operações Por Segundo). Do lado do processador, chegam os novos núcleos Zen5 que serão combinados com núcleos Zen5c mais eficientes em diferentes configurações, que, tal como nos modelos de consumo, a AMD oferece modelos com até 12 núcleos e 24 threads com TDP configurável de 15 a 54 watts.
A componente gráfica integrada, a Radeon 890M, é a mais recente e poderosa do catálogo da AMD, uma das melhores de sempre graças à arquitetura RDNA 3.5 e 16 unidades de computação. Uma variante menos potente, a Radeon 880M, também está planeada, enquanto em relação ao desempenho geral teremos um chip que pode lidar sem dificuldades com jogos na resolução 1080P e com detalhes médios.
Além de uma boa conectividade que conta com padrões de última geração como USB 4.0 a 40 Gbps, DDR5 e Wi-Fi 7, o desempenho de velocidade, térmico e de consumo parecem estar em linha com os produtos anunciados no verão passado. Na ocasião, a AMD comparou o novo Strix Point ao Intel Ultra 100 Meteor Lake, enquanto atualmente a comparação foi feita com o mais recente Lunar Lake Core Ultra 200.
O que realmente caracteriza os novos processadores da série Ryzen AI PRO 300 em comparação com as variantes de consumo, as versões não PRO, é o conjunto de tecnologias e software incluído na plataforma AMD PRO Security, ainda mais atualizado e melhorado para a ocasião com ferramentas como AMD Memory Guard, cBMR, Watch Dog Timer e identidade de dispositivo AMD.
As principais especificações técnicas dos processadores AMD Ryzen AI PRO 300
- AMD Ryzen AI 9 HX PRO 375: 12 núcleos /24 threads – 2,2/5,1 GHz – 36 MB Cache – NPU 55 TOPS – Radeon 890M 16 unidades de computação – 15-54 W
- AMD Ryzen AI 9 HX PRO 370: 12 núcleos / 24 threads – 2,0/5,1 GHz – 36 MB Cache – NPU 50 TOPS – Radeon 890M 16 unidades de computação – 15-54 W
- AMD Ryzen AI 9 HX PRO 370: 8 núcleos / 16 threads – 2,0/5,0 GHz – 24 MB Cache – NPU 50 TOPS – Radeon 880M 12 unidades de computação – 15-54 W
Como é habitual, a AMD não revelou os preços dos seus novos processadores Ryzen AI PRO 300, uma vez que estes são dedicados para as fabricantes de computadores portáteis. Quanto à sua disponibilidade, a empresa afirma que os primeiros dispositivos equipados com os novos Ryzen AI PRO 300 deverão chegar ao mercado ainda durante este mês de outubro.