As placas gráficas da AMD com arquiteturas RDNA 1 e RDNA 2 passam a receber apenas correções de segurança, deixando de contar com otimizações específicas para novos jogos.
A AMD confirmou que as placas gráficas baseadas nas arquiteturas RDNA 1 e RDNA 2, correspondentes às séries Radeon RX 5000 e RX 6000, entraram oficialmente em modo de manutenção. A decisão foi comunicada após a publicação da versão 25.10.2 do driver AMD Software: Adrenalin Edition, e confirmada ao site alemão PC Games Hardware.
De acordo com a AMD empresa, os modelos das gerações anteriores continuarão a receber atualizações relacionadas com correções de segurança e estabilidade, mas deixarão de receber atualizações com otimizações de desempenho para lançamentos de novos jogos. O foco do desenvolvimento desta vertente passa agora para as arquiteturas RDNA 3 e RDNA 4, que alimentam as séries Radeon RX 7000 e futuras RX 9000.
A AMD especifica que “as placas gráficas RDNA 1 e RDNA 2 continuarão a receber atualizações de segurança e correções de erros críticos”, mas que “as próximas versões de drivers com otimizações específicas de jogos concentrar-se-ão nas GPUs RDNA 3 e RDNA 4”.
Esta alteração coincide com a publicação do driver 25.10.2, que inclui otimizações para Battlefield 6 e Vampire: The Masquerade – Bloodlines 2, bem como suporte expandido à API Vulkan e novas extensões DirectX destinadas exclusivamente às placas RX 7000 e RX 9000.
A transição para suporte legado afeta diretamente placas como as Radeon RX 5700 XT e RX 6800, bem como a mais recente RX 6750 GRE, lançada em 2023, o que significa que apesar de esta última ter apenas dois anos no mercado, a AMD deixa de garantir melhorias de desempenho através de novos drivers.
A AMD não esclareceu, por enquanto, o impacto desta decisão em processadores com gráficos integrados baseados em RDNA 2, como os usados no Steam Deck e nas APU Ryzen da série Mendocino, recentemente renomeadas como Ryzen 10.
Algumas fontes próximas à indústria indicam ainda que o futuro FSR Redstone, a nova versão da tecnologia de reconstrução de imagem da AMD, poderá já não incluir suporte otimizado para as séries RX 5000 e RX 6000. Embora o sistema utilize compute shaders genéricos, a ausência de atualizações regulares poderá limitar a sua compatibilidade com estas gerações.
