AMD anuncia o Ryzen AI 300: Série de processadores para computadores com IA

- Publicidade -

O Ryzen AI 300 é a solução da AMD para combater o Snapdragon X da Qualcomm e o Apple M4.

Estava mais do que visto que estava em vias de acontecer. Depois da Microsoft ter anunciado os seus computadores Copilot+ otimizados com IA e, nesta fase, apenas com processadores da Qualcomm, a AMD anunciou a sua própria alternativa a esses processadores da Qualcomm, os da série Ryzen AI 300.

Entre alguns detalhes revelados, ficámos a saber que este Ryzen AI 300 é um “rebrand” do poderoso Ryzen 9, mas com grandes melhorias do lado do NPU, que aqui beneficia da arquitetura XDNA2. O iGPU tem direito ao RDNA 3.5 e nada mais, nada menos, que 16 unidades de cálculo no máximo, enquanto o CPU executa na arquitetura Zen 5. Os dois primeiros processadores desta nova série são o Ryzen AI 9 HX 370 e o Ryzen AI 9 365 (a variante HX é a mais poderosa, mas ambos os chips atingem o pico de 50 TOPS do lado NPU).

O Ryzen AI 9 HX 370, o mais poderoso da gama Ryzen AI 300, é um processador com 12 núcleos e 24 threads, cuja frequência de clock sobe para um máximo de 5,1 GHz. O Ryzen AI 9 365 é um chip de 10 núcleos e 12 threads com frequência máxima de 5,0 GHz e cache de 34 MB (36 MB no HX). Ambos os processadores possuem uma unidade gráfica Radeon 880M.

NPU do Ryzen AI 300 mais poderoso do que a concorrência

Se tivermos em consideração as declarações e números disponibilizados pela AMD, os seus dois novos produtos superam o desempenho do Snapdragon da Qualcomm. O Apple M4 é ainda mais fraco, já que conta com “apenas” 38 TOPS. Não satisfeita em apresentar alto desempenho, a nova linha da AMD também seria duas vezes mais eficiente em termos de consumo de energia.

A melhor notícia para o fim: os chips Ryzen AI 300 estarão disponíveis nos computadores Copilot+ já a partir do próximo mês de julho. As primeiras máquinas equipadas serão o Asus Vivobook S 15 e o HP OmniBook, e outros modelos chegarão ainda este ano. A batalha da IA ​​ocorre em todas as frentes, de software a servidores e até nos processadores.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados