A nova experiência do Fire TV integra melhorias de desempenho, maior personalização e uma presença mais abrangente da Alexa+.
A Amazon revelou uma nova interface para os seus dispositivos Fire TV, com o objetivo de reduzir o tempo que os utilizadores passam à procura de conteúdos e acelerar o acesso a filmes, séries e transmissões ao vivo.
De acordo com dados divulgados pela própria Amazon, seriam necessários cerca de 100 anos para consumir todo o conteúdo gratuito acessível via Fire TV. Com isso em mente, a empresa introduziu a Alexa+, uma versão da assistente virtual equipada com capacidades de inteligência artificial generativa, concebida para fornecer recomendações mais precisas através de interacções em linguagem natural. E foi com o aumento significativo da utilização da Alexa+ que a empresa decidiu reformular outros elementos da experiência Fire TV.
A nova interface aposta numa organização mais clara e numa navegação mais rápida, permitindo encontrar filmes, séries, desporto, notícias e conteúdos em direto de forma integrada, independentemente das subscrições do utilizador. As alterações visuais incluem layouts mais atuais, cantos arredondados, novos gradientes de cor, tipografia revista e espaçamento otimizado. Para além do aspeto gráfico, a empresa reconstruiu a base técnica da interface, o que permitiu ganhos de desempenho que, em alguns casos, atingem melhorias entre 20% e 30% na velocidade de utilização.

A personalização do ecrã inicial foi igualmente alargada, passando a ser possível fixar até 20 aplicações, em comparação com as seis anteriormente disponíveis. O Fire TV passa também a disponibilizar acessos rápidos a jogos, arte, fotografias e ao modo ambiente através do comando. A integração com o Amazon Photos permite exibir imagens pessoais no ecrã do televisor, enquanto um novo painel de atalhos, ativado com um toque prolongado no botão principal, concentra definições de áudio e imagem, câmaras Ring e controlos de dispositivos domésticos inteligentes.
A Alexa+ mantém-se integrada em toda a experiência, permitindo procurar conteúdos com base no estado de espírito, na companhia ou em preferências por atores e realizadores. A assistente pode ainda adicionar títulos a listas de visualização, fornecer estatísticas desportivas em tempo real, criar protectores de ecrã gerados por inteligência artificial, mostrar fotografias pessoais, controlar a iluminação da casa ou avançar diretamente para cenas específicas de filmes.
O lançamento da nova interface e da aplicação móvel está previsto para fevereiro, numa fase inicial limitada aos modelos Fire TV Stick 4K Plus e Fire TV Stick 4K Max de segunda geração, nos Estados Unidos. A Amazon indica que, durante a primavera, a atualização será alargada a mais dispositivos e a outros mercados, portanto ainda vai demorar um pouco até que os utilizadores portugueses tenham direito a esta nova interface nos seus dispositivos Fire TV.
