O MX Player faz parte da estratégia da Amazon para ganhar popularidade na Índia.
A Amazon anunciou a aquisição dos ativos do serviço indiano de streaming de vídeo MX Player por menos de 100 milhões de dólares. Esta aquisição visa fortalecer a presença e popularidade da Amazon em pequenas cidades, e lojas, da Índia. O acordo, que se segue após quase dois anos de negociações, permite à Amazon aproveitar o amplo alcance do MX Player para públicos não urbanos, ao mesmo tempo que mantém a plataforma para manter a confiança, e o reconhecimento, do público nestas regiões.
A aquisição do MX Player, muito apreciado pela sua funcionalidade de reprodução de vídeo local e pela sua ampla compatibilidade com smartphones Android “acessíveis”, parece ser, acima de tudo, um movimento estratégico por parte da Amazon. Em 2018, a Times Internet comprou originalmente a plataforma por 140 milhões de dólares e transformou a mesma numa plataforma de streaming de vídeo completa com conteúdo original e licenciado. Apesar das ofertas de outros compradores como a Sony, a Amazon conseguiu garantir o acordo para melhorar a sua oferta de streaming de vídeo e expandir o seu alcance internacional.
Esta aquisição faz parte da estratégia global da Amazon para expandir os seus serviços de streaming de vídeo na Índia. Ao oferecer assinaturas Prime de baixo custo e fazer parceria com operadoras de telecomunicações locais, a Amazon pretende competir com grandes players como a Reliance e Disney, que atualmente dominam o mercado indiano de streaming de vídeo. Com a participação de mercado de 15% do MX Player e os esforços persistentes da Amazon, a empresa americana parece agora bem posicionada para conquistar uma fatia maior do mercado indiano.