Não existem ainda informações sobre a disponibilidade do Alexa+ em Portugal.
A Amazon anunciou o Alexa+, o seu novo assistente de voz de última geração que recorre a inteligência artificial generativa. Este novo produto é baseado no Amazon Bedrock, que fornece acesso aos modelos internos Nova da Amazon e aos da Anthropic, dependendo das necessidades de cada tarefa.
De acordo com a Amazon, o Alexa+ destaca-se pela capacidade de conduzir conversas naturais e fluidas, ao mesmo tempo em que compreende contextos e significados. O assistente torna-se progressivamente mais personalizado à medida que o utilizador interage com ele, recordando detalhes como preferências alimentares, alergias e tradições semanais.
O Alexa+ oferece uma ampla gama de funcionalidades, incluindo gestão de calendários, recuperação de informações de documentos, resumos de e-mails e muito mais. Também promete ser capaz de fornecer respostas precisas sobre questões atuais, graças a parcerias com meios de comunicação. Aqui ficam algumas das suas possíveis utilizações:
- Explorar qualquer tópico, manter conversas completas e obter informações em tempo real.
- Pedir à Alexa para lembrar detalhes importantes, como identificação de viajante, nomes de restaurantes, receitas e muito mais. A Alexa também pode recordar informações sobre os utilizadores, como restrições alimentares e alergias, para levá-las em consideração nas suas recomendações.
- Solicitar detalhes sobre documentos, notas, fotos e muito mais.
- Gerir calendários e transformar e-mails em eventos.
- Receber recomendações personalizadas de livros, filmes, programas de TV, podcasts e muito mais.
- Criar rotinas com comandos como: “Todas as manhãs, às 7h, ligar a cafeteira, aumentar lentamente as luzes do meu quarto e tocar uma música relaxante.”
- Criar listas de compras e fazer pedidos por voz.
- Pedir à Alexa+ para encontrar ofertas para uma compra futura.
- Pedir comida para levar, reservar passeios e fazer reservas para jantar.
- Obter recomendações de alimentos e planos de refeições e definir cronómetros de cozedura intuitivos, como um cronómetro para bife mal-passado.
- Enviar anúncios para dispositivos específicos da Amazon.
- Gerar imagens.
Será gratuito para assinantes do Amazon Prime
O assistente de voz com IA generativa pode ser acedido através de dispositivos Amazon Echo, da aplicação móvel Alexa e de uma nova experiência na web. E, por estar associado à conta Amazon do utilizador, consegue lembrar-se do contexto das conversas, permitindo a continuidade da interação entre dispositivos.
Disponível por 19,99 USD/mês, o Alexa+ será gratuito para assinantes Amazon Prime. Contudo, o seu lançamento vai começar nos Estados Unidos nas próximas semanas nos dispositivos Echo Show 8, 10, 15 e 21, e de momento ainda não há informações sobre a sua disponibilidade em Portugal.