Uma tablet à prova de acidentes é sempre uma mais-valia.
A tecnologia é pensada, e preparada, para todos os setores do mercado. Se o mercado de tablets Android teve em vias de extinção, a verdade é que a pandemia em torno da Covid-19 despertou o monstro que havia dentro do mesmo. Hoje, todas as grandes OEMs de produtos Android fabricam tablets, no entanto, os mesmos não servem todos os propósitos. Certamente já ouviram falar em rugged Phones, ou aqueles telefones robustos e anti-choque, e sabiam que existem rugged tablets? É verdade, existem, e hoje o nosso artigo é dedicado a um desses equipamentos, o AGM Pad P2 Active.
A AGM é mais conhecida pelos seus rugged Phones, mas, nos últimos anos, a empresa presenciou a necessidade de disponibilizar tablets preparados para suportar as condições mais adversas, e esse é um dos motivos pelo qual nasceu o AGM Pad P2 Active.
A sua proteção é garantida graças a uma capa grossa, que deve ser capaz de suportar quedas de uma altura de 1,2m sem problemas. Mas a proteção tem um preço. O tablet e a capa pesam mais de 1kg, e contam com 21,3mm de espessura, ou seja, é tudo menos fino. Mas isso pode ser remediado, pois podem simplesmente remover essa capa, sabendo desde logo que perdem toda a sua robustez. Confesso que a sua remoção foi um pouco complicada na primeira vez, mas rapidamente se apanha o jeito. Sem a capa, o tablet pesa apenas 565g e é significativamente mais fino, com 9,3mm. Depois de removerem a capa, também podem ver a estrutura básica do tablet, que é muito semelhante a outros tablets, onde a sua câmara de selfie está localizada na lateral do ecrã, em vez de na parte superior.
As margens do ecrã em si não são exatamente finas, embora isso seja apropriado para o preço que o dispositivo custa. O botão Power está localizado no canto superior direito do tablet. Na parte inferior, além de uma porta de 3,5 mm para os fones de ouvido, há também uma porta USB-C para carregar o dispositivo. Já o botão de volume está localizado no lado direito e conta com um bom ponto de pressão.
Se virarem o AGM Pad P2 Active de cabeça para baixo, poderão ver a sua câmara. Embora pareça, não é composta por duas lentes. Em vez disso, é a câmara principal, que tem uma resolução de 50MP e o flash correspondente. De um modo geral, a sua qualidade de construção para ambientes externos é perfeita. A impressão surpreendentemente moderna é prejudicada apenas pelas margens grossas do ecrã, que às vezes são mais finas, até mesmo em outros tablets de baixo custo.
Contudo, o grande destaque deste AGM Pad P2 Active é, sem dúvida, a sua capa, que já vem de fábrica montada no tablet. A capa cumpre vários propósitos. Primeiro, oferece proteção abrangente, já que, com a mesma, o tablet atende aos requisitos de proteção de acordo com os padrões IP68 e IP69K. Para áreas externas até atende ao padrão militar MIL-STD-810H, que garante proteção extensiva contra quedas de até 1,2m de altura, sem medo de danos. Portanto, se dão daqueles utilizadores mais descuidados, já sabem que este tablet é para vocês.
Mergulhar o mesmo também não é problema. Para áreas externas pode suportar profundidades de água de até 1,5m, além de funcionar em temperaturas operacionais entre -20 °C e 60 °C. Como já mencionado, não é apenas a proteção que desempenha um papel importante na capa, e o seu apelido “Active” não é uma coincidência.
Afinal, a capa conta com alguns recursos interessantes para oferecer que são particularmente úteis quando se está em movimento. Primeiro, conta com um suporte, que pode ser girado 360°. Com a sua ajuda, podem colocar o tablet em praticamente qualquer superfície e utilizá-lo como um ecrã prático. Mas o suporte também serve para outro propósito. Isso significa que também podem usá-lo como uma alça para transportar o tablet. A coisa toda fica ainda mais confortável com a alça de ombro incluída. Com a sua ajuda, podem simplesmente pendurar o tablet ao ombro. Bastante prático para qualquer um que tenha que andar com o tablet o dia todo para trabalho, ou até mesmo lazer.
No coração deste AGM Pad P2 Active temos um processador da MediaTek, o Helio G99, que oferece uma velocidade máxima de clock de 2,2GHz. De um modo geral, o tablet faz um excelente trabalho com aplicações do dia a dia, como navegar na web, fazer compras online ou programas de escritório. Em atividades ao ar livre também tem bom desempenho quando de trata de entretenimento. Transmitir e jogar jogos pouco exigentes não foi um problema. Este AGM Pad P2 Active oferece várias opções para um bom áudio, além do clássico jack de 3,5 mm, bem como o Bluetooth 5.2 para fones de ouvido sem fio.
Se não gostam de fones de ouvido, também podem usar os seus altifalantes estéreo integrados. O chip da Mediatek é acompanhado por 8GB de RAM, que até podem ser expandidos virtualmente para até 16GB de RAM. E temos 256GB de armazenamento interno, que parecem ser suficientes para a grande maioria das utilizações, e caso não seja, poderão expandi-lo para um máximo de 2TB através de um cartão de memória TF.
O AGM Pad P2 Active conta com um ecrã IPS LCD de 11 polegadas com a resolução FullHD+, com 1.920 x 1.200 pixeis, com taxa de atualização de 90Hz. Conta com brilho máximo de 480 nits, e isso significa que, em condições solares fortes, torna-se quase impossível de ver o que se passa no ecrã. No entanto, em espaços interiores, o ecrã apresenta cores bem vivas, reproduzidas sem distorção.
E tendo em conta a faixa de preço que este tablet se encontra, não devem esperar milagres da câmara do AGM Pad P2 Active. A câmara principal, que tem uma resolução de 50MP (Samsung JN1 6P), está localizada na parte traseira. O flash está localizado logo abaixo, para que ambém possa tirar fotos razoavelmente boas no escuro. Infelizmente, os resultados da imagem são borrados e carecem de detalhes. Para uma foto ocasional, certamente será suficiente, no entanto, se dão grande importância à boa qualidade da câmara, este tablet não é para vocês.
E fiquem já a saber que a câmara selfie, com 8MP (Samsung 4H7 4P), padece do mesmo problema. As selfies tiradas têm exatamente os mesmos problemas. No entanto, é mais do que suficiente para o autorretrato ocasional. Também é possível gravar vídeos, já que o tablet permite gravações com uma resolução de 1080p a uma taxa de 30 frames por segundo.
Mas não desanimem já deste AGM Pad P2 Active, até porque se safa muito bem em termos de conectividade. Além de oferecer suporte 4G/LTE, também oferece suporte Dual SIM. Para vos ajudar a orientarem-se nas vossas aventuras ao ar livre, uma bússola e GPS também estão incluídos.
Isto permite que o tablet seja utilizado tanto para a vida privada, como para a profissional. A sua bateria com 8.000 mAh garante-lhe boa autonomia, e nos nossos testes, a mesma é suficiente para 10 horas de utilização. Obviamente esse tempo é sempre dependente das tarefas que realiza, mas nos nossos testes, 10 horas a navegar na Web, ver vídeos, ouvir musica e redes sociais… parece-nos bom.
Quando precisarem de o carregar, o AGM Pad P2 Active conta com suporte para o carregamento rápido de 20W, que é efetuado através da sua porta USB-C. Dos 5 aos 100%, o carregamento leva quase duas horas com um carregador de 20W. O carregador em questão está incluído na embalagem, bem como o respetivo cabo.
Do lado do software, o AGM Pad P2 Active sai de fábrica a executar o Android 14 e com suporte para o Widevine L1. Para quem não sabe o que é, trata-se de um nível de segurança de conteúdo digital desenvolvido pela Google para proteger a reprodução de vídeos em alta definição e outros conteúdos. O mesmo é obrigatório pela grande maioria das principais plataformas de streaming, nomeadamente a Netflix.
AGM Pad P2 Active cumpre com todas as promessas da fabricante
Se procuram um tablet que seja perfeito para as vossas aventuras ao ar livre de fim de semana ou para o vosso trabalho diário em locais propensos a acidentes, então o AGM Pad P2 Active é a escolha certa. Claro, não irão obter hardware de topo, mas o processador MediaTek será perfeitamente adequado para o consumidor médio.
O destaque do dispositivo é mesmo a sua capa prática e robusta. O tablet pode suportar até mesmo condições adversas sem problemas. Apenas a câmara é realmente fraca. No entanto, é certamente suficiente para uma foto ocasional.
Se quiserem obter mais detalhes ou adquirir este AGM Pad P2 Active, podem fazê-lo na página oficial da fabricante por 369€.
Este dispositivo foi cedido para análise pela AGM.