Aeroporto de Faro passa a denominar-se Aeroporto Gago Coutinho

- Publicidade -

Esta decisão deve-se a uma iniciativa que surgiu inicialmente graças a um movimento de cidadãos.

Estávamos em junho quando, após mais uma reunião do Conselho de Ministros, ficámos a saber que o Aeroporto Internacional de Faro ia mudar de nome para Aeroporto Gago Coutinho. Pois bem, essa mudança de nome é oficial a partir de hoje.

Esta alteração surge em homenagem ao almirante nascido em São Brás de Alportel, no Algarve, que realizou a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, numa viagem entre Lisboa e o Rio de Janeiro, em 1922.

Em ano de celebração dos 100 anos desse marco histórico da aviação, importa sublinhar que um dos fatores decisivos para o sucesso desta viagem foi a invenção, por Gago Coutinho, de um aparelho de navegação aérea – um novo tipo de sextante – que por se ter revelado eficaz na navegação entre o Rio Tejo e a Baía de Guanabara, acabou depois a ser utilizado nas décadas seguintes na indústria aeronáutica.

A travessia de hidroavião que se completou há 100 anos teve início no Rio tejo, em Lisboa, a 30 de março de 1922 e completou-se, na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, em 17 de junho. O Almirante Gago Coutinho foi o navegador dessa aventura de 4500 milhas náuticas (8300 quilómetros). A pilotar o hidroavião estava o comandante Sacadura Cabral.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados