Novo Centro de Operações e pista renovada reforçam capacidade do Aeroporto do Porto para futuro

- Publicidade -

Na cerimónia do 80.º aniversário, foram inaugurados o Centro de Coordenação de Operações e a pista totalmente renovada, enquanto o Aeroporto do Porto prepara expansão do terminal e novos projetos de carga e mobilidade.

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro assinalou 80 anos de atividade com a inauguração oficial do novo Centro de Coordenação de Operações e da pista totalmente renovada.

As obras de renovação da pista, concluídas após 19 meses e com um investimento de 50 milhões de euros – o maior alguma vez realizado no aeroporto – incluem a repavimentação completa, a modernização do sistema de drenagem, a substituição da iluminação do aeródromo por tecnologia LED e a instalação de um Sistema de Aterragem por Instrumentos (ILS) de Categoria II, que permite operações em condições de baixa visibilidade.

Para além disso, a ANA|VINCI Airports está também a implementar um programa de modernização no Aeroporto Francisco Sá Carneiro que já contemplou a remodelação da área de partidas, a ampliação e renovação do lounge (800 m², 200 lugares), a modernização dos serviços Fast Track e do canal prioritário para famílias e pessoas com mobilidade reduzida, a instalação do serviço de self‑bag‑drop de bagagem, a modernização da loja Duty Free e a criação de novas áreas de espera, lazer e zonas para animais de estimação.

Foi igualmente apresentado ao Governo um Plano Diretor para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que inclui a expansão do terminal e a construção de novas portas de embarque. Estão em estudo outros projetos, como um novo terminal de carga, um novo hangar de manutenção a ser construído pela TAP e a ligação à futura linha ferroviária de alta velocidade.

Em 2025, o aeroporto do Porto registou 16,9 milhões de passageiros, o número mais elevado de sempre, correspondente a um aumento de 6,3% face a 2024. O aeroporto dispõe atualmente de mais de 120 destinos diretos, ligando o Norte de Portugal à Europa, às Américas e a África.

Alexandre Lopes
Alexandre Lopes
Licenciado em Comunicação Social e Educação Multimédia no Instituto Politécnico de Leiria, sou um dos fundadores do Echo Boomer. Aficcionado por novas tecnologias, amante de boa gastronomia - e de viagens inesquecíveis! - e apaixonado pelo mundo da música.
- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados