Em ano de 60.º aniversário, o Aeroporto de Faro ultrapassa pela primeira vez os 10 milhões de passageiros.
O Aeroporto de Faro ultrapassou, pela primeira vez, a marca dos 10 milhões de passageiros, consolidando 2025 como o ano mais movimentado da sua história. Este crescimento representa um aumento de 6% em relação a 2024 e coincide com a celebração dos 60 anos do Aeroporto Gago Coutinho. A expansão da conectividade internacional foi um dos fatores determinantes, com a abertura de seis novas rotas para destinos como Newark, Helsínquia, Reiquiavique, Funchal, Riga e Cracóvia, além de nove novas operações para cidades como Berlim, Bournemouth, Londres, Zurique e Amesterdão. O número de companhias aéreas a operar regularmente em Faro subiu para 33, reforçando a ligação do aeroporto a 22 países e 77 destinos.
O mercado britânico continua a dominar o tráfego, representando 46% do total de passageiros, seguido pela Alemanha, Irlanda, França e Países Baixos. O inverno de 2024/25 registou níveis recorde de movimento, contribuindo para reduzir a tradicional sazonalidade do aeroporto, cujo tráfego invernal mais do que duplicou na última década.
A modernização e a eficiência operacional têm sido prioridades da ANA|VINCI Airports em Faro, com a renovação integral da cobertura do terminal, atualização do sistema de climatização e implementação de soluções tecnológicas, como a biometria e o self-service bag drop. A frota de veículos do aeroporto também foi renovada, com modelos de baixas emissões e novas viaturas de socorro e salvamento.
No campo ambiental, o Aeroporto de Faro registou uma redução superior a 80% nas emissões diretas e indiretas em 2025, apoiando-se em medidas como a eletrificação da frota, utilização de combustíveis sustentáveis, instalação de iluminação LED e produção de energia através de uma central fotovoltaica que cobre cerca de 30% das necessidades do terminal. Estas iniciativas integram uma estratégia de descarbonização que alia eficiência energética e mobilidade sustentável.
