E há até, imagine-se, uma versão com bacalhau. E uma francesinha de chocolate.
Setúbal até pode ser conhecida como a terra do peixe, ou uma cidade onde o choco-frito é rei. Porém, nem toda a gente tem de gostar das mesmas coisas (e faz todo o sentido que assim seja), e é por isso que a cidade sadina tem recebido outras propostas gastronómicas além do peixe.
Filipe Sousa é o homem responsável por um dos mais recentes projetos em Setúbal, e que tem tudo para resultar. Trata-se d’A Adega das Francesinhas, espaço inaugurado no passado mês de junho no Largo do Dr. Francisco Soveral N° 22 R/C, e que já tem feito sucesso junto dos setubalenses… e não só.
Setúbal até vai receber em breve o Festival das Francesinhas, é certo, mas é neste novo espaço na cidade onde vão poder devorar propostas, no mínimo, arriscadas. E uma delas é um francesinha… de bacalhau.
Dá pelo nome de A Rolha e é constituída por lombo fresco de bacalhau, alheira de bacalhau, mexilhão, camarão da costa, ovo estrelado e molho bisque. Portanto, e se gostam de marisco, aqui está uma excelente opção.
Para os amantes de carne, as opções são várias. Como O Mosto, a típica francesinha, que leva carne de vaca, salsicha fresca, linguiça, ovo estrelado e, claro, molho de francesinha. Esta versão está também disponível numa versão XL, a pensar naqueles clientes com ainda mais apetite.
Há também a francesinha da casa, A Adega, que leva pluma de porco preto, chouriço, morcela de arroz, cebola caramelizada, ovo estrelado e molho de francesinha; a francesinha A Pipa, com supremo de frango, alheira, espinafre biológico, ovo estrelado e molho de francesinha; a versão O Lagar, com vitela, linguiça, salsicha fresca, presunto fatiado, ovo estrelado e molho Jux; a francesinha vegetariana A Uva, com gratin de legumes a 63º, alheira vegetariana, cogumelos portobello, cogumelos frescos, ovo estrelado e molho de tomate; e aquela que, para nós, é a mais interessante, a francesinha exclusiva Raclettte, que leva carne de vitela, salsicha fresca, linguiça fumada, queijo raclette, ovo estrelado e molho de francesinha. Todas as propostas são feitas com pão de forma cozido a lenha e vêm, naturalmente, acompanhadas de batatas fritas.
Para beber, existem vários cocktails que parecem uma delícia, como o Adega Tropical ou o Mojito Lima.
Mas calma que as surpresas não acabam por aqui. É que também existe a Francesinha de chocolate, com um aspeto incrível. Não sabemos quais os ingredientes, mas, pela foto, arriscaríamos que leva pelo menos queijo mascarpone (mas podemos estar totalmente errados).
O novo restaurante A Adega das Francesinhas está aberto de segunda-feira a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h. Para reservas, basta ligarem para o 910934214.