Desde que tenham Certificado Covid-19 válido, claro.
Desde o início da pandemia, os Estados-Membros adotaram diversas medidas destinadas a proteger a saúde pública, algumas das quais tiveram um impacto significativo na liberdade de circulação das pessoas, como, por exemplo, a introdução de controlos nas fronteiras internas ou as restrições de viagem na UE.
Além disso, que tem viajado por estes dias sabe o quão chato tem sido ter sempre que fazer teste negativo para poder ir para algum lado. E isto sem contar com aqueles que testam positivo e que têm de fazer quarentena. Ora, essas medidas têm os dias contados.
Os Estados-membros da União Europeia (UE) acordaram esta terça-feira que pessoas com o Certificado Covid-19 válido, como vacinados ou recuperados, não terão de realizar testes nem de ficar sujeitas a quarentena/autoisolamento.
Para isto, terão de estar totalmente vacinadas com uma vacina contra a COVID-19 aprovada pela UE ou ter recebido a última dose recomendada de uma vacina contra a COVID-19 pelo menos 14 dias antes da chegada. Naturalmente, ficarão também isentos de testes e quarentenas os recuperados da COVID-19 ou aqueles casos em que passaram menos de 180 dias desde a data do teste com resultado positivo.
Em todo o caso, se a situação epidemiológica numa região se deteriorar rapidamente, em especial devido à elevada prevalência de variantes que suscitem preocupação ou interesse, os Estados-Membros podem acionar o mecanismo de “travão de emergência”.
A nova recomendação substitui as regras existentes e entra em vigor já a 1 de fevereiro.