Fast X entrou em produção no passado mês de abril e deverá estrear nos cinemas em maio do próximo.
Foi em meados do mês passado que ficámos a saber que o décimo filme da saga Velocidade Furiosa, conhecido como Fast X, iria ter cenas gravadas em Portugal durante algumas semanas, numa ação que envolve vários municípios e uma equipa que contará com 600 a 700 pessoas, entre profissionais portugueses e estrangeiros.
Para Sofia Noronha, da Sagesse Productions, “Portugal tem todas as condições para ser um grande sítio de filmagens, não só pelo tempo, pelos preços acessíveis e pela mão de obra, que somos todos bastante flexíveis, os portugueses aprendem muito rápido. Mas não tínhamos ainda este mercado aberto”, disse a responsável, tendo avançado no mês passado, ainda sem revelar detalhes orçamentais, que se tratava de um “investimento económico brutal no país”.
Fast X entrou em produção no passado mês de abril e deverá estrear nos cinemas em maio do próximo. Mas para que estreie, é preciso que o filme termine as suas filmagens. Ora, as filmagens em Portugal acontecem já esta semana, o que significa que existirão alguns cortes no trânsito automóvel.
“Vimos por este meio informar que devido às filmagens de um filme da Universal Pictures, no dia 28 de junho, entre as 06h e as 22h, a autoestrada A24 estará encerrada entre Lamego (entrada nº9) e Armamar/Valdigem (entrada nº10)”, indicou esta semana a Câmara Municipal de Lamego através da sua página oficial no Facebook. A A24 é a autoestrada que liga Viseu a Vila Real.
Mas este não é o único corte. “Vimos por este meio informar que, devido às filmagens de um filme da Universal Pictures, no dia 29 de junho, entre as 06h e as 22h, a autoestrada A24 estará encerrada entre Carvalhal (entrada nº5) e Castro Daire (entrada nº7). Pedimos desculpa pelo incómodo”, partilhou a Câmara de Castro Daire também no Facebook, pedindo a compreensão de todos, “na exata medida que se trata de uma oportunidade única de colocar Castro Daire no panorama cinematográfico mundial, com a enorme expectativa positiva dos impactos daí inerentes”.
Este não será o travão da saga, com um 11º filme já na calha e, como seria de esperar, volta a ter novas adições ao elenco que deixam os mais incrédulos minimamente curiosos, com Brie Larson, Daniela Melchior e Jason Momoa a juntarem-se em papéis ainda por revelar.
Vin Diesel, Michelle Rodriguez, Tyrese Gibson, Ludacris, Sung Kang e Nathalie Emmanuel estão também de volta. Já o realizador não será Justin Lin desta vez, mas sim Louis Leterrier.