O presidente da SEGA revelou que a empresa poderá juntar-se à tendência da indústria, com a oferta de um catálogo inteiro de jogos através de uma subscrição.
Em entrevista ao The Guardian, Shuji Utsumi, CEO da SEGA America e Europa, já tinha declarado que a SEGA está de olhos postos no futuro. E esse futuro poderá passar pela aposta num serviço de subscrição para videojogos, semelhante a plataformas como Xbox Game Pass, PlayStation Plus e Nintendo Switch Online.
Esta novidade foi partilhada por Utsumi à BBC, onde revelou que a empresa está atualmente a avaliar as possibilidades de ter a sua própria oferta à la carte: “Estamos a pensar e a discutir algo que, neste momento, não podemos divulgar”, afirma Utsumi, referindo-se ao interesse da empresa em explorar este modelo de negócio tão popular. Utsumi descreve ainda estas plataformas como “muito interessantes”.
Mais conhecida por ter criado Sonic the Hedgehog e por, durante os anos 90, fazer frente à Nintendo, com consolas como a SEGA Mega Drive, SEGA Saturn e SEGA Dreamcast, a companhia nipónica abandonou o hardware na geração de 128-bit, dedicando-se apenas à produção e distribuição de videojogos.
Atualmente com uma forte presença no mercado, graças a um catálogo de jogos diverso e aclamado, o futuro da SEGA não parece estar de olhos postos no passado, seja com novo hardware ou relançamento de equipamentos retro, mas sim em novas formas de entregar os seus jogos, ao máximo de jogadores possíveis.
De momento, não existem mais informações de como será implementado o seu serviço de subscrição. Atualmente, encontramos no mercado vários exemplos diferentes dos quais podemos alimentar algumas expectativas, dos mais populares e abrangentes como o Xbox Game Pass, PlayStation Plus e Nintendo Switch Online, aos mais exclusivos e de catálogos mais curados, como o EA Play, Ubisoft Plus, GTA Plus ou Apple Arcade.
A título de curiosidade, a SEGA tem as suas origens nos anos 1940, quando a empresa norte-americana Standard Games, mais tarde chamada “Service Games”, fornecia máquinas de entretenimento operadas por moedas para bases militares. Mas só em 1960 é que se tornou em algo familiar, após a fusão da Rosen Enterprises no Japão, formando oficialmente a SEGA Enterprises, Ltd. em 1965, dando início à sua evolução para uma das gigantes dos videojogos.