Um número que poderá aumentar com o possível lançamento de uma versão Pro deverá ser lançada em novembro deste ano.
Tal como estava previsto, a Sony apresentou os resultados financeiros do ano fiscal de 2023 (que terminou no final de março de 2024), o que nos permite saber um pouco mais sobre as vendas da sua consola, a Playstation 5. A chegada da PS5 Slim no final de 2023, que não muda em termos de desempenho, não permitiu um grande salto nas vendas e os números anunciados confirmam a tendência geral de queda.
O grupo japonês indica assim que vendeu 20,8 milhões de consolas PS5 no ano fiscal de 2023, um pouco abaixo do objetivo de 21 milhões que se tinha estabelecido. A consola doméstica aproxima-se, portanto, dos 60 milhões de unidades vendidas desde o seu lançamento, mais precisamente 59,3 milhões de unidades. As vendas no último trimestre fiscal (que corresponde ao primeiro trimestre de 2024) atingiram 4,5 milhões de unidades, longe dos 6,3 milhões de consolas vendidas no mesmo período do ano passado.
A Sony ainda espera vender mais 18 milhões de PS5s durante o novo ano fiscal que acaba de abrir. O período deverá ser marcado pela chegada de uma nova, e mais poderosa, versão qualificada (pendente de anuncio) como PlayStation 5 Pro potencialmente esperada para o final do ano, por volta de novembro de 2024, se as informações disponibilizadas estiverem certas.
Esta nova PS5 Pro deverá beneficiar de um novo APU AMD Viola com gravação de 4 nm que manteria uma parte de CPU com arquitetura Zen 2, mas com uma parte gráfica otimizada que passaria para uma arquitetura RDNA 3.5, ou seja, incluindo elementos da futura arquitetura RDNA 4 que será lançada posteriormente, mas ainda durante este ano.
A PlayStation 5 Pro é muito aguardada pelos jogadores
Ao mesmo tempo, ficamos a saber que o jogo Helldivers 2, da Arrowhead Game Studios, vendeu 12 milhões de cópias (vendas de PS5 e PC) desde o seu lançamento, que aconteceu no passado dia 5 de maio, confirmando o seu imenso sucesso em poucas semanas.