A popular funcionalidade já estava ausente na Nintendo Switch original.
A Nintendo confirmou que a Nintendo Switch 2, não vai incluir um sistema de conquistas, mantendo a tradição de mais de duas décadas sem esta funcionalidade, comum nas restantes plataformas.
A confirmação foi feita em comentário ao Polygon, no qual um representante da Nintendo respondeu simplesmente que “Não”, quando questionado se a Nintendo Switch 2 não terá um sistema unificado de conquistas ou troféus, como acontece na Steam, PlayStation, Xbox ou Epic Games Store. Apesar desta barreira não impedir que cada jogo possa implementar objetivos internos, não existirá qualquer sistema transversal à consola que registe e recompense o progresso dos jogadores de forma genérica.
A ausência de conquistas poderá desapontar alguns jogadores habituados a colecionar troféus e outro tipo de recompensas virtuais noutras plataformas, mas não será uma surpresa para quem já acompanha a Nintendo ao longo das últimas gerações. As conquistas foram introduzidas originalmente pela Microsoft, com a Xbox 360, tendo sido replicadas pela concorrência. Na altura, a Nintendo tinha cá fora a Nintendo Wii, que resistiu à inclusão desta funcionalidade.
A Nintendo Switch 2 tem lançamento marcado para 5 de junho com um preço a partir dos 469,99€ e já está disponível para pré-reserva em algumas superfícies comerciais.