Após meses de rumores e de especulações, a Nintendo oferece-nos o primeiro olhar sobre a muito aguardada Nintendo Switch 2.
Finalmente, descanso. A Nintendo Switch 2 é real e terá lançamento em 2025. Isto não é bem uma novidade; na verdade, a casa nipónica já tinha confirmado, de forma oficial, que estaria a trabalhar na sucessora da popular Nintendo Switch. Mas agora, os fãs e entusiastas podem finalmente conhecer a máquina, e até algumas das suas funções.
Com um formato semelhante à consola original, a Nintendo Switch 2 segue a filosofia de continuar os jogos de televisão em qualquer lugar, com o seu formato híbrido através de uma doca onde pode ser colocada ou retirada.
Com um design renovado, mais maduro e moderno, a Nintendo Switch 2 apresenta-se em tons escuros e com acentos coloridos nos conectores dos novos JoyCons e no fundo dos seus analógicos. Os JoyCons, desta vez, não deslizam e são anexados magneticamente de lado, e pelo vídeo parece confirmar-se que contarão com funcionalidades especiais para serem usados como rato.
As dimensões da Nintendo Switch 2, como já era especulado, são maiores, o que corresponde a JoyCons e a um ecrã de maiores dimensões. Para já, a Nintendo não revelou nenhuma característica técnica da consola, mas especula-se que conte agora com um ecrã de 8 polegadas.
No trailer de antevisão apresentado, foi possível ver o seu novo stand, aparentemente mais robusto, assim como a nova doca redesenhada, numa evolução natural da utilizada na Nintendo Switch OLED.
No que toca a suporte de jogos, o trailer foi acompanhado pelo que parecem ser imagens de um novo Mario Kart, e foi confirmado que a Nintendo Switch 2 terá retrocompatibilidade com os jogos da Nintendo Switch, tanto físicos como digitais. No entanto, a Nintendo ressalva que alguns jogos da Nintendo Switch poderão não ser compatíveis com a nova consola, não esclarecendo, para já, quais.
O preço e a data de lançamento não foram, para já, revelados, com a Nintendo a confirmar que irá apresentar novos detalhes em breve, a começar por uma Nintendo Direct dedicada à consola no dia 2 de abril, o que leva a crer que o seu lançamento acontecerá depois.
Para além disso, a Nintendo anunciou uma espécie de tour, com a Nintendo Switch 2 Experience, a acontecer um pouco por todo o mundo em abril, mas que, infelizmente, não chega a Portugal.