A NASA vai “tocar no Sol” em dezembro

- Publicidade -

Vai ser um momento histórico para a exploração espacial.

Preparem-se para testemunhar História. No dia 24 de dezembro de 2024, a NASA tenciona levar a cabo uma missão de investigação ao Sol que será um autêntico marco.

A icónica agência espacial irá enviar para o Sol, a nossa estrela, a Sonda Solar Parker, que viajará “apenas” a 6.1 milhões de distância da estrela, a uma velocidade de 195 km/s, um feito que os cientistas explicam ser a velocidade mais rápida que um objeto humano alguma vez atingiu e uma distância do Sol que é, tecnicamente, como lhe tocar.

Estamos basicamente prestes a aterrar numa estrela”, conta o cientista Dr. Nour Raouafi, que está a trabalhar no projeto Parker, à BBC News, acrescentando também que “esta será uma conquista monumental para a humanidade. Algo equivalente à chegada à Lua em 1969”.

Apesar de chegar à Lua na véspera de natal, a Sonda Solar Parker – batizada em homenagem ao Professor Eugene Parker, do Departamento de Astronomia e Astrofísica da universidade de Chicago, que faleceu em 2022, com 94 anos – foi lançada em 2018, com o objetivo de passar várias vezes perto do Sol, em sucessivos ciclos, de forma a que seja possível adquirir mais dados de análise para a compreensão e estudo do gigante corpo celeste, no centro do nosso Sistema Solar, uma vez que nós, humanos, e a nossa tecnologia, seremos cada vez mais dependentes dos mesmo.

Se tudo correr como planeado, 24 de dezembro será registado o “voo” mais rasante ao Sol de toda a História.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados