Com a possibilidade de oferecer até uma opção gratuita.
Há pouco tempo, depois da Microsoft revelar as alterações às modalidades do Xbox Game Pass, comentámos como o acesso Xbox Cloud Gaming ficaria não só mais caro, como seria mais inacessível para aqueles que apenas procuram jogar os seus videojogos através da cloud. Agora, um artigo do Windows Central revela que a Microsoft está consciente dessa situação e está a explorar mais opções de escolha, onde se destaca uma modalidade dirigida à experiência de jogos via cloud.
De acordo com a fonte, que faz uma análise mais alargada ao estado do Xbox Game Pass, a grande maioria dos subscritores do serviço opta pelo mais caro, o Xbox Game Pass Ultimate, que oferece benefícios como acesso aos serviços online, descontos exclusivos, lançamentos de Dia 1 (que serão em breve exclusivos a esta modalidade), acesso ao EA Play e, claro o Xbox Cloud Gaming, sendo esta modalidade a única de todas que lhe dá acesso, permitindo que os jogadores possam aceder a uma seleção de jogos do catálogo em qualquer dispositivo, seja um PC (via browser ou Xbox App), dispositivos móveis ou até televisões – sem necessidade de consola.
Com o cloud gaming a ganhar espaço na indústria, e a prova disso vem da própria Microsoft, que já abriu as portas ao GeForce Now da NVIDIA, o mesmo artigo refere que a tecnológica da Xbox poderá, em breve, lançar uma modalidade dedicada ao Xbox Cloud Gaming, referindo que “uma modalidade apenas de cloud, com publicidades e o regresso do plano familiar, poderá estar em cima da mesa”.
O acesso à biblioteca pessoal via Xbox Cloud Gaming pode estar para breve
O autor refere que ouviu falar neste plano dedicado ao Xbox Cloud Gaming, que se apresenta mais barato e acessível do que a escolha do Xbox Game Pass Ultimate, que, apesar de ser uma ótima oferta, está a ficar mais caro e conta com benefícios que podem ser pouco ou nada explorados por quem quer apenas jogar via streaming.
Este serviço seria desenhado para jogadores que não pretendem adquirir uma consola, algo que faz sentido tendo em conta as recentes campanhas da Xbox, nomeadamente com a chegada do Xbox Cloud Gaming aos dispositivos Amazon Fire TV. Também interessante é a menção da possibilidade da capacidade de aceder a jogos da biblioteca pessoal, para lá da seleção de jogos existente no catálogo do Xbox Game Pass, algo que tem sido alvo de alguns rumores recentes e que seria uma excelente mais-valia. Ou seja, com uma modalidade de acesso à cloud gratuita, os jogadores poderiam apenas focar-se na compra de jogos e aceder a eles gratuitamente via cloud. Mas para já, não passa tudo de meras especulações.
As próximas alterações ao Xbox Game Pass acontecem a 12 de setembro, com aumentos em todas as modalidades.