O Skype foi oficialmente descontinuado, abrindo caminho para o Microsoft Teams.
A data já estava marcada há várias semanas: o Skype deixou oficialmente de existir e a Microsoft está a encaminhar os utilizadores interessados para um serviço de videoconferência semelhante, o Microsoft Teams. Aqueles que ainda possuem Crédito Skype poderão continuar a utilizar o serviço sem limite de tempo… mas apenas por enquanto.
No entanto, a partir de janeiro de 2026, os dados dos utilizadores serão totalmente apagados dos servidores (esses dados poderão ser recuperados até essa data). Embora o Skype já não seja muito popular nos dias de hoje, dada a infinidade de aplicações que oferecem funcionalidades equivalentes, o seu desaparecimento assinala, de facto, o fim de um capítulo na história da comunicação – um capítulo que perdurou durante mais de 20 anos.
Vale a pena recordar que aplicação foi criada em 2003 por Niklas Zennström e Janus Friis, antes de ser adquirido há 12 anos pela Microsoft, sendo então integrado na Microsoft Skype Division. Em apenas alguns anos, a aplicação espalhou-se por todas as plataformas, desde computadores a tablets, e telemóveis. O abandono da aplicação foi planeado internamente há bastante tempo, sendo que as versões mais recentes do software já não eram atualizadas há vários anos (em praticamente todas as plataformas).