Com esta decisão, a LG sai do mercado dos leitores de discos físicos.
Depois da Oppo em 2019 e da Samsung em 2020, é a vez da LG abandonar o setor de leitores de discos óticos, ao deixar de produzir leitores de Blu-Ray e de UHD Blu-Ray, equipamentos procurados por entusiastas de cinema em casa e colecionadores de filmes.
De acordo com o portal flatpanelsHD, esta descontinuação não afetará a venda de leitores já existentes no mercado, ficando esses disponíveis enquanto houver stock. Ao mesmo tempo, numa mensagem ao portal, a LG confirma que poderá voltar a produzir leitores de discos físicos se houver procura que justifique.
Apesar de só agora oficializar o fim da produção de leitores de discos físicos Blu-Ray e de UHD Blu-Ray, a LG não lançou um novo produto neste segmento desde 2018, com o lançamento dos leitores UBK80 e UBK90 com capacidade de leitura de discos UHD. A Panasonic e a Sony também não lançam novos produtos desde então, mas não saíram oficialmente deste mercado, continuando estas a oferecer as suas soluções no mercado.
As razões para a LG abandonar o mercado dos leitores de discos óticos refletem o declínio das vendas de filmes físicos, em oposição ao crescente mercado de streaming, um formato mais cómodo para a maioria dos utilizadores. Os leitores de discos são atualmente procurados por fãs de cinema e de filmes na melhor qualidade possível nas suas casas, uma vez que os discos comportam taxas de dados mais elevadas do que as encontradas em transmissões online, com qualidade de som e de imagem muito superior às ofertas de streaming.
Atualmente, algumas das opções mais acessíveis no mercado são consolas como a Xbox Series X e a PlayStation 5, que também já começam a afastar-se dos conteúdos multimédia físicos.