Num breve comunicado, ficou-se a saber que a Electronic Entertainment Expo não vai voltar a acontecer.
A Entertainment Software Association, a organizadora responsável pela Electronic Entertainment Expo – também conhecida como E3 -, revelou num breve comunicado que a exposição anual focada no entretenimento digital acabou de vez.
“Após mais de duas décadas de E3, com cada edição maior que a última, chegou o momento de dizer adeus. Obrigado pelas memórias”, pode ler-se na mensagem partilhada nas redes sociais da organização.
Este desfecho, oficial e aparentemente permanente, surge sem grandes surpresas após cancelamentos e edições controversas. Em 2020, o evento foi cancelado por causa da pandemia global. Em 2021 voltou em formato virtual, mas em 2022 e 2023, não atraiu a atenção suficiente para garantir a continuidade do evento.
Lamentavelmente, antes da pandemia, a E3 também foi sujeita a uma grande controvérsia, após os dados de mais de 2 mil jornalistas inscritos no evento terem sido libertados ao público de forma acidental por parte da organização em 2019, no mesmo ano em que a E3 fez o seu último evento presencial, que atraiu mais de 66 mil visitantes.
A primeira edição da E3 aconteceu em 1995, no Centro de Convenções em Los Angeles, nos Estados Unidos, que se tornou na casa do evento para as restantes edições.