A Acclaim está de regresso para apoiar estúdios independentes e recuperar franquias clássicas

- Publicidade -

A Acclaim está de volta à indústria dos videojogos sob nova liderança, com planos para apoiar jogos independentes e revitalizar o seu portefólio.

A icónica editora Acclaim Entertainment, que faliu em 2004 após um declínio prolongado, está a ser revitalizada por um grupo de veteranos da indústria com o objetivo de dar suporte a estúdios independentes e trazer de volta algumas das suas séries mais conhecidas.

O regresso da marca está a ser conduzido por uma equipa de consultores que inclui Russell Binder (Striker Entertainment), Mark Caplan (Ridge Partners) e Jeff Jarrett (Global Force Entertainment), enquanto Alex Josef assume o cargo de CEO. Em comunicado, Josef, que anteriormente liderou a editora Graffiti Games, afirmou que a Acclaim já assinou vários projetos independentes, revelando assim o novo ângulo da nova versão da produtora. “É uma honra liderar o regresso da Acclaim à indústria dos videojogos. Temos uma equipa extremamente talentosa e já garantimos alguns títulos independentes incríveis, que iremos revelar em breve.

A nova Acclaim focar-se-á, assim, em financiar, promover e prestar apoio a estúdios independentes, ajudando-os a alcançar um público mais alargado. Para além disso, a editora pretende recuperar algumas das suas propriedades clássicas, que fizeram parte da história dos videojogos nos anos 90. “Um dos principais objetivos deste relançamento é ressuscitar e revitalizar o nosso portefólio de IPs clássicos, que foram apreciados por milhões de jogadores ao longo dos anos”, lê-se no mesmo comunicado, sugerindo que remakes e remasterizações poderão fazer parte do seu novo portefólio.

Josef explicou também que a equipa considerou adquirir outras marcas clássicas antes de garantir os direitos sobre a Acclaim, mas que esta sempre foi a prioridade. “Chegámos a um acordo com os últimos detentores da marca em 2024 e, a partir daí, começámos a trabalhar. A Acclaim teve um impacto enorme na história dos videojogos, com títulos icónicos em vários géneros e colaborações com algumas das maiores licenças da indústria. Estamos a avaliar oportunidades para trazer de volta os jogos que os fãs mais querem ver”.

O plano passa, então, por combinar novos jogos independentes com projetos que recuperem propriedades intelectuais de valor histórico, sempre com o objetivo de respeitar o legado da editora. “Qualquer regresso de uma propriedade clássica tem de elevar o jogo e, ao mesmo tempo, fortalecer a marca. Levamos isto muito a sério e o foco nos fãs será essencial em todas as nossas decisões”, concluiu Josef.

A Acclaim, originalmente fundada em 1987, foi uma das mais populares produtoras durante a década de 90 e início dos anos 2000, com um legado forte, onde se destacam projetos como franquias como NBA Jam, Turok, Mortal Kombat e, até, Re-Volt. A sua história chegou a uma pausa prolongada em 2004, onde se iniciou um processo de bancarrota, após projetos de pouco sucesso e falhas em contratos com parceiros, nomeadamente a falha de pagamento de receitas à Major League Baseball, que nesse ano revogou a sua licença com a Acclaim.

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados