José Avillez considerado o melhor cozinheiro do mundo pela Academia Internacional da Gastronomia

- Publicidade -

É o primeiro chef português a receber o nobre prémio Prix de L’Art de La Cuisine. Aos 38 anos de idade, José Avillez junta-se a nomes como Alain Ducasse (1993/2007), Ferran Adriá (1994), Massimo Bottura (2010), Joan Roca (2011), René Redzepi (2012/2013), Grant Achatz (2014) e Alex Atala (2015), fazendo parte de um lote restrito de chefs considerados dos melhores do mundo pela Academia Internacional da Gastronomia (AIG).

“Temos trabalhado com o objetivo de promover a gastronomia portuguesa no mundo e este prémio é um importante reconhecimento do caminho feito. Certamente ajudará a dar ainda mais visibilidade à cozinha portuguesa”, afirmou José Avillez.

O chef mostrou ainda a sua satisfação por se juntar a um grupo de chefs onde disse encontrar “tanta das [suas] referências”.

A AIG é uma organização que reúne cerca de 30 países, de todos os continentes, com o objetivo promover as cozinhas nacionais e regionais e a sua herança cultural, sem deixar de valorizar a cozinha contemporânea e a criatividade. Anualmente, atribui quatro grandes prémios – Arte da Cozinha, Cultura Gastronómica, Ciência da Alimentação e Arte da Sala – com “o objetivo de recompensar o trabalho das personalidades e instituições mais relevantes no mundo da gastronomia”.

Já para a Academia Portuguesa de Gastronomia, a instituição que integra a AIG, este prémio “vem definitivamente colocar a gastronomia portuguesa ao lado das melhores do mundo, provando que o trabalho iniciado há alguns anos por esta nova geração dos chefs portugueses está a ser consagrada além-fronteiras ao mais alto nível”.

José Avillez tem a seu cargo vários restaurantes em Lisboa e no Porto, entre os quais o Belcanto (na capital), com duas estrelas Michelin, e considerado um dos cem melhores restaurantes do mundo pela publicação Restaurant Magazine. O espaço português é o único que surge destacado na The World’s 50 Best Restaurants, ocupando o 85º lugar.

Os outros restaurantes do chef são o Bairro do Avillez, Beco Cabaret Gourmet, Mini Bar, Cantinho do Avillez (em Lisboa e Porto), Café Lisboa, Pizzaria Lisboa, Tasca Chic, Jacaré e Barra Cascabel.

Em 2005, recorde-se, a mesma Academia considerou Avillez um dos cozinheiros de maior potencial no mundo.


 

- Publicidade -

Deixa uma resposta

Introduz o teu comentário!
Introduz o teu nome

Relacionados