O objetivo não é ser a maior coleção do mundo, mas antes convidar a conhecer aquele universo que disse tanto a tantos jovens nos anos 80.
Vai haver um bom motivo para visitar Cantanhede a partir do próximo dia 17 de outubro. Nesse dia, abre no município o Museu Load ZX Spectrum, que segundo o que tem sido dito nos meios de comunicação, será o primeiro museu do mundo dedicado ao famoso computador.
Este espaço nasce de uma parceria entre o colecionador João Ramos e o município de Cantanhede, sendo dedicado “à revolução tecnológica simbolizada pelo ZX Spectrum, o primeiro computador de muitos portugueses e de muitos europeus e um computador com uma história muito forte ligada a Portugal, que muitos portugueses não sabem”, segundo contou o colecionador à Agência Lusa.
No local, além de vídeos e guias de visita, quem por lá passar poderá ver como funcionavam os primeiros ZX Spectrum, sendo ainda possível experimentar ou revisitar os simples jogos feitos na altura.
O objetivo não é ser a maior coleção do mundo, mas antes convidar a conhecer aquele universo que disse tanto a tantos jovens nos anos 1980.
Curiosamente, o Museu Load ZX Spectrum também explica a história da ligação dos Spectrum à empresa Timex, que colaborou na montagem e desenvolvimento dos computadores na fábrica em Portugal.