Rede Multibanco celebra hoje 35 anos

- Publicidade -

Foi a 2 de setembro de 1985 que tudo começou.

Rede Multibanco

A rede Multibanco foi o primeiro grande motor de inovação e digitalização em Portugal. Ao longo de 35 anos, a rede foi evoluindo por forma a oferecer serviços inovadores de forma simples, cómoda e prática a todos, contando hoje com mais de 60 funcionalidades que facilitam o dia a dia dos portugueses, entre elas serviços pioneiros como a compra de títulos de transporte e passes, o carregamento de telemóveis, o pagamento de portagens, pagamento de serviços como água, luz ou gás, pagamentos ao Estado e até angariação de donativos para organizações de solidariedade.

E a verdade é que o Multibanco é tão importante na vida dos portugueses que, nos últimos dois anos, foram batidos recordes ao nível de TPA, de cartões em circulação e de transações efetuadas. No 1º semestre de 2020, foram efetuadas mais de 717 milhões de operações nos ATM e TPA (Terminais de Pagamento Automático) da rede Multibanco, num total de 36 mil milhões de euros. Também no primeiro semestre de 2020 foi alcançado um recorde histórico no número de TPA disponíveis na rede Multibanco – cerca de 373 mil.

Em 2015, a SIBS levou o Multibanco para dentro dos smartphones com o MB WAY, tornando possível aos portugueses realizar as suas operações preferidas, apenas com um telemóvel, disponibilizando os seus serviços em mobilidade.

Através deste serviço, é possível fazer nove operações, como por exemplo levantar dinheiro em qualquer caixa Multibanco sem necessidade de introduzir o cartão bancário, fazer compras online e em loja, enviar dinheiro e dividir contas com os amigos.

O MB WAY segue os passos do sucesso do Multibanco, registando mais de 2,6 milhões de utilizadores. As operações têm também apresentado valores inéditos que comprovam a elevada adesão ao serviço: já são feitas mensalmente mais de 4,5 milhões de compras com MB WAY e mais de 10 milhões de operações, um valor que tem registado um crescimento mensal superior a 10%.

Atualmente, existem cerca de 12 mil caixas automáticas, mais de 337 mil POS e mais de 23,7 milhões de cartões em circulação.

- Publicidade -

Relacionados