Para lá da ultra definição.
Ainda agora estamos a ajustar-nos às imagens 4K com as televisões e monitores do género a tornarem-se mais acessíveis e a oferta de conteúdos a tornar-se uma norma e, enquanto são muitos os jogadores que esperam por novas consolas e placas gráficas capazes de suportar tais resoluções de forma decente, a NVIDIA revelou a placa gráfica do futuro, a RTX 3090.
A revelação foi feita numa transmissão onde a empresa revelou uma série de avanços tecnológicos e as novas placas gráficas que vão substituir ou tornar mais acessíveis os seus produtos atuais, com a sequela da RTX 2080, a RTX 3080, que promete o dobro do desempenho a quase metade do preço, e a sequela da RTX 2070, a RTX 3070, com desempenho semelhante à RTX 2080, também por um valor mais acessível.
Mas a estrela foi mesmo a RTX 3090, um produto desenhado a pensar naqueles que querem o melhor do melhor, mas também para produtores e profissionais que necessitam de um desempenho gráfico muito superior ao que existe no mercado de consumo.
Esta é, segundo a NVIDIA, a primeira placa gráfica (GPU) preparada para os 8K, com suporte para esta resolução, juntamente com HDR e ligações HDMI 2.1, entre outras funcionalidades.
E com um desempenho elevado, temos também um preço também alto. A RTX 3090 chega ao mercado no dia 24 de setembro a partir de 1499 dólares, ou cerca de 1258€, um valor não muito diferente das atuais RTX 2080 Ti que, a partir de hoje, ficaram extremamente desatualizadas com a revelação da nova linha da NVIDIA.
Resta saber agora se a atual série RTX 2000 baixa de preço a tempo da chegada dos jogos da nova geração, que serão lançados também nos PCs.