Aqueles que ouvem a rádio pública Antena 2 sabem que esta tem uma identidade muito própria. E o Festival Antena 2 espelha isso mesmo, mas ao vivo. Assim, de 12 a 15 de fevereiro, o Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, recebe a 4ª edição do evento, que promete uma programação rica.
O festival apresenta, no campo da música, três concertos de música clássica – música sinfónica com a Orquestra Sinfónica Portuguesa & Coro do TNSC, música de câmara com o Quarteto Concordis e música barroca com o trio de Sofia Diniz, Miguel Jaloto e Josep Duran -, um concerto de jazz com o projeto Axes do saxofonista João Mortágua e um concerto dedicado à música tradicional portuguesa com os Maria Monda.
Haverá ainda um concerto da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, formação que a rádio pública apresenta regularmente no programa Coreto, de Jorge Costa Pinto, bem como um espetáculo musical multimédia intitulado DRiP, com interação entre o pianista/baterista Danny Rico ao vivo e uma projeção vídeo.
Fora do palco, o Festival Antena 2 aposta na apresentação ao vivo de uma rubrica radiofónica que cruza o universo das letras com o mundo infantil e com a escola: as Palavras de Bolso de Ana Isabel Gonçalves e Paula Pina, apresentadas em jeito de performance, num sketch diário, no foyer do teatro, ao final da tarde.
Além disso, será também apresentada uma conferência sobre a Educação para a Cultura e o PNA (Plano Nacional das Artes), uma iniciativa que visa dinamizar a formação do gosto e do conhecimento cultural nas escolas portuguesas enquanto fator de transformação social e consciência crítica.