O Rock in Rio e a Worten voltaram a aliar-se para criar um espaço dedicado aos videojogos, à semelhança do que tinha acontecido com o Worten Game Ring no Rock in Rio 2018, no Parque da Bela Vista, em Lisboa. Desta vez, as empresas decidiram criar um espaço próprio dedicado aos amantes dos videojogos e nasceu a Worten Game City, que vai ter lugar na Cordoaria Nacional nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho.
Roberta Medina, a “mulher forte” do Rock in Rio, justificou esta aposta com o atual crescimento da cultura e, sobretudo, do mercado gaming: “A relevância do gaming para a indústria de entretenimento já é inquestionável. Falamos de um mercado que faturou mais de 134 mil milhões de dólares em 2018 e que tem mais de 2.2 mil milhões de gamers.”
Quanto ao Worten Game City, será um evento que vai proporcionar 30 horas de experiências na área do gaming.
A Cordoaria Nacional vai transformar-se na cidade dos jogos de vídeo e vai abrir portas a este evento que conta com várias áreas e atividades. Há por exemplo o Retro Gaming, para conhecermos os primórdios dos videojogos; será possível pormos as nossas “skills” em prática na Try and Play ou no Dark Room, onde estarão disponíveis jogos VR e de realidade aumentada; e será possível trazer os jogos para fora do mundo digital e mostrar que temos skill à séria com o Laser Tag ou com a Offline Boulevard.
Claro que a cantoria não podia faltar, pelo que o Garage Stage será o local indicado para mostrar os dotes musicais com vários jogos dedicados a isso mesmo.
Para repormos energia, estará disponível uma zona de restauração, e, a pensar nos adultos, pais, mães e avós, há o Beer Garden, onde poderão descansar da azáfama do gaming e, muito provavelmente, da birra da criança a quem o pai não comprou aquele teclado cheio de luzes que estava na Worten Store. Aliás, esta loja também estará disponível no recinto, e, segundo Roberta Medina, vai ter muito material gaming, do mais amador até ao mais profissional.
A principal área desta cidade vai ser o Worten Game Ring, uma área de gaming na qual terão lugar vários torneios (como FIFA, CS:GO, LOL e Fortnite) e atividades relacionadas com este universo. É aqui que os jogos de vídeo se transformam e ganham uma nova dimensão: os E-Sports.
Este templo não era templo sem profetas e a cantora Bárbara Bandeira e os streamers TáDeNight e MoraisHD (recentemente galardoado com o prémio de melhor criador de conteúdos nos Prémios E-Sports) têm o papel de representar este evento e desafiar as suas comunidades a habilitarem-se a ganhar entradas para este novo espaço de culto do gaming.
Os bilhetes para este evento estarão à venda a partir de 9 de abril, em exclusivo nas lojas Worten e no respetivo site online. O bilhete geral para os três dias custa 17€, enquanto que o bilhete para crianças e jovens entre os 3 e os 11 anos tem um valor de 9€. Já o pack família para dois adultos e duas crianças custa 43€ e um bilhete de grupo para escolas para mais de dez pessoas situa-se nos 7€.
Texto: André Azevedo