Numa parceria entre as entidades do Turismo e do Vinho do Alentejo e do Ribatejo, o projeto Organização, Estruturação e Promoção Empresarial do Enoturismo no Alentejo e Ribatejo abrangeu globalmente 100 agentes de enoturismo, entre o Alentejo e a sub-região da Lezíria do Tejo. Pela primeira vez, estes agentes uniram-se numa ação coletiva com o objetivo de definir uma estratégia integrada da atividade na região, bem como de implementar ações de capacitação empresarial junto dos gestores de enoturismo.
Esta iniciativa contou com o apoio financeiro da União Europeia. Afinal, 350 mil euros ainda é bastante dinheiro.
O projeto levou ainda ao desenvolvimento de um conjunto de materiais promocionais que posicionam a região do Alentejo e Ribatejo como um dos melhores destinos de enoturismo, como é o caso de filmes promocionais temáticos e guias de enoturismo.
Sendo considerado um destino turístico por excelência a nível mundial, no ano de 2018 o Alentejo foi a região do país que mais cresceu nos mercados internacionais – mais de 7% face a 2017 –, tendo ultrapassado, pela primeira vez, a barreira do milhão de hospedes. Resultados mais recentes indicam quem em janeiro de 2019, este destino foi também o que mais cresceu em termos de dormidas globais (19%).