Quer se goste ou odeie, os produtos da Apple são uma referência e a Xiaomi leva isso muito a peito. No mesmo dia em que anunciaram o seu novo smartphone topo de gama com ecrã quase sem moldura, o Xiaomi Mi Mix 2, a marca chinesa apresentou também o seu novo computador portátil, o Mi Notebook Pro, que, à semelhança do seu Notebook Air, até o nome ataca o infame MacBook Pro.
Então o que é que este computador portátil tem que o da marca da maça não tem? Aparentemente portas e mais portas.
A Xiaomi usa como argumento o facto de ter 7 portas integradas no seu dispositivo, ao contrário da Apple, que tem apenas 5 – onde 4 são Thunderbolt 3. No caso do Mi Netbook Pro, temos uma slot para cartões SD, duas portas USB-C, porta HDMI normal, duas USB do Tipo A (USB 3.0 e USB 2.0) e o Jack 3.5 para headphones. Em suma, bastante completo, mesmo comparado com outros portáteis no mercado.
O Mi Notebook Pro apresenta-se com vários modelos que diferem entre processadores e a memória RAM. Assim, somos presenteados com um portátil que usa processadores Intel i5 e i7 de 8ª geração, 8/16GB de memória RAM e 250GB de disco SSD. O modelo mais capaz vem ainda com um processador gráfico GeForce MX150 da NVIDIA, um GPU simpático que não irá correr jogos com grandes gráficos, mas que irá ajudar os mais criativos em edição de imagem e vídeo.
O ecrã (mais brilhante) do Mi Notebook Pro tem 15.6 polegadas e uma resolução de 1920×1080, uma resolução que apesar de ser considerada padrão, poderá já ficar abaixo das expectativas dos novos consumidores. Vem ainda equipado com altifalantes desenvolvidos pela Harman Kardon, traz um carregador capaz de carregar 50% da bateria em apenas 30 minutos, e, ainda, um teclado com retroiluminação LED.
Quanto ao sistema operativo, trará o Windows 10 Home Edition em chinês, e, provavelmente, não conseguirás mudar a língua para Inglês ou Português Europeu. Mas podes sempre adquirir uma nova chave do Windows 10 e que te permite usar o SO da Microsoft na língua que pretendes.
Ainda não existe data de lançamento para o Xiaomi Mi Notebook Pro, mas especula-se que já seja possível adquirir o portátil já no próximo mês em lojas online chinesas, com preços a variarem entre os 895€ (7,000 yuan) e os 715€ (5,600 yuan).
Segue-nos nas redes sociais no Facebook, Twitter e Instagram.